23 anos do Tribunal de Contas de Angola é comemorado com a participação do Instituto Rui Barbosa

Equipe Instituto Rui Barbosa

“O Tribunal de Contas continua a desempenhar um papel insubstituível na manutenção e garantia do Estado de Direito em nosso país”, afirmou o Juiz Conselheiro Sebastião Gunza, Presidente do Tribunal de Contas de Angola, durante seu discurso de abertura da cerimônia comemorativa aos 23 anos da Corte de Contas angolana, realizada nessa terça-feira (10/04), no Palácio da Justiça, em Luanda.

O Instituto Rui Barbosa (IRB) e o TC de Angola são importantes parceiros institucionais para o amplo desenvolvimento do conhecimento e aperfeiçoamento profissional do Controle Externo no cenário internacional, estabelecendo acordos de cooperação técnico-científico e o intercâmbio de ações conjuntas.

A celebração, que teve como tema central “23 anos promovendo Transparência e Responsabilidade das Finanças Públicas”, foi prestigiada pelo Vice-Presidente de Auditoria do IRB e Membro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Conselheiro Inaldo Araújo, representando a presidência do Instituto, além da Conselheira do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) e Presidente do Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional do IRB, Lilian de Almeida Veloso.

As ações comemorativas se estenderam até a última sexta-feira (12/04), com uma programação repleta de atividades culturais e palestras com personalidades de diversos países.

A comitiva internacional foi composta por Conselheiros dos Tribunais de Contas dos Estados da Bahia (TCE-BA), Piauí (TCE-PI), Rondônia (TCE-RO), Rio Grande do Sul (TCE-RS); Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA); representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); e o Presidente do Tribunal de Contas de Portugal, Juiz Conselheiro José F. F. Tavares.

Antecedendo à programação das ações comemorativas, a comitiva internacional foi recepcionada pelas principais autoridades angolas, o Presidente do Tribunal de Contas, Sebastião Gunza; a Juíza Conselheira Presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Prazeres; e a Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.