Fábio Correa Xavier
Diretor do Departamento de TI do TCESP
Mestre em Ciência da Computação
MBA em Gestão Executiva de Negócios
O Setor Público, especialmente o Brasileiro, ainda tem um grande caminho a percorrer de modo a implantar uma cultura de inovação que permita transformar a qualidade dos serviços públicos. Há algumas iniciativas louváveis por parte de alguns órgãos, mas de uma maneira geral a estrada ainda é longa e tortuosa.
Para que uma transformação digital seja realmente aplicável, é necessário desenvolver conhecimento sobre o que seria uma inovação de sucesso; ademais, seria preciso delimitar desafios ou gargalos do setor público para os quais tal inovação se endereçaria.
Em discussões feitas no âmbito[1] da OCDE (Organisation for Economic Co-operation and Development), foi possível identificar alguns desafios para que a inovação seja uma realidade perfeitamente integrada ao setor público:
- Análise e Medição: é necessária uma estrutura e ferramentas apropriadas para medir adequadamente o nível de inovação do setor público, como já existe no setor privado. E isso não deve focar somente em monitoramento e custo, como é frequentemente feito. Mais que isso, é necessário definir indicadores capazes de mostrar os processos de inovação e o reflexo disso na melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados.
- Barreiras Estruturais: o setor público possui regras e estruturas rígidas, altamente hierarquizadas, que colocam uma série de barreiras à cultura de inovação. Essa característica acaba limitando o fluxo de informação, fundamental para um ambiente altamente criativo. Há também regulações e processos formais que acabam restringindo a criatividade e também o medo de errar. Errar é parte do processo de inovar, mas no setor público, em função da limitação orçamentária, o erro pode significar o fim de um projeto promissor. Segundo a OCDE, “um dos principais desafios é entender como as estruturas, processos e competências organizacionais devem ser adaptados para projetar, monitorar, implementar inovações do setor público e fazê-las funcionar eficientemente.”
- Barreiras Culturais: como Christian Bason afirma em seu livro Leading Public Sector Innovation: Co-creating for a Better Society[2], “a natureza disruptiva da inovação parece estar em desacordo com o papel fundamental das instituições governamentais de reduzir a incerteza e garantir a estabilidade”. Essa situação acaba por aprofundar a cultura de aversão ao risco, o famoso “sempre foi feito assim”. Inovação é, por natureza, fazer algo diferente, assumir risco, sempre visando fazer o que sempre foi feito de um jeito de uma maneira melhor. Assim, é importante criar mecanismos de gerenciamento de riscos e incentivar a inovação de forma a melhorar a qualidade dos serviços públicos.
Ainda há muito a ser percorrido. Mas o trabalho já começou a feito, ainda que de forma tímida No entanto, a pandemia e o isolamento social possuem potencial de mudar muito o cenário do mercado, inclusive o setor público. Inovação será a chave para um futuro melhor.
[1] https://www.innovationpolicyplatform.org/www.innovationpolicyplatform.org/content/public-sector-innovation/index.html
[2] https://www.amazon.com.br/dp/B00N2XRWPI/ref=dp-kindle-redirect?_encoding=UTF8&btkr=1