Revista Técnica dos Tribunais de Contas _ Ano 3 nº 1
Temática: Auditoria e Controle
Autor: Alexandre Mariotti, Carlos Thompson, Domingos Augusto Taufner, Fernanda Leite Santana, Inaldo da Paixão Santos Araújo, Ivan Lelis Bonilha, José de Ribamar Caldas Furtado, Marconi Augusto F. de C. Braga, Marcos Antônio Rios da Nóbrega, Salomão Antonio Ribas Junior, Sebastião Helvécio Ramos de Castro, Wilber Carlos dos Santos Coimbra
Coleção: RTTC

A edição da presente Revista Técnica dos Tribunais de Contas – RTTC é um esforço conjunto da Atricon, Abracom, Audicon e IRB em dar prosseguimento ao ideário de “divulgação nacional de artigos doutrinários sobre controle público, de forma sistemática e provocar o surgimento de novas opiniões sobre matérias relevantes no ambiente da fiscalização”, preconizado pelo Conselheiro Salomão Ribas Júnior ao apresentar, em 15 de setembro de 2010, a edição zero, com uma minuciosa avaliação dos dez primeiros anos de vigência da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O momento atual que registra o protagonismo dos Tribunais de Contas do Brasil no aprimoramento da administração pública brasileira com efetivas contribuições para a melhoria da receita e da qualidade do gasto nos encoraja a trilhar novos caminhos buscando soluções inovadoras para velhos e resistentes problemas. Thomas Kuhn leciona que as ciências evoluem através de paradigmas. São feitos para serem superados. Hora de visitar o memorável filósofo francês Georges Gusdorf com a sua inquebrantável defesa da interdisciplinaridade! Não à fragmentação dos saberes. É a dicção: “a linha da vida não se faz em uma progressão regular conforme a ordem cronológica, indo do passado para o futuro. Há uma intercomunicação entre os três tempos, podendo experiências passadas ressurgir do presente assim como o futuro pode atuar sobre o passado, e o passado influir sobre o futuro de modo negativo ou positivo”. Assevera o gaulês: “até mesmo quando vivemos o presente, não somos capazes de vivenciá-lo, ou melhor compreendê-lo em sua intrínseca complexidade”.

Que os artigos desta coletânea nos permitam uma compreensão mais clara destes tempos que ora experimentamos!!!