Programação dos Encontros com o Futuro contou com diversas reuniões dos Comitês Técnicos do IRB

28 novembro, 2023
Equipe Instituto Rui Barbosa

As reuniões dos Comitês Técnicos (CT’s) do Instituto Rui Barbosa (IRB) tiveram continuidade durante toda a tarde desta terça-feira (28/11), em paralelo às atividades dos Encontros com o Futuro, que estão sendo realizadas no Centro de Eventos do Ceará, e integram à programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC).

Reuniões

Na reunião da Instância de Conselheiros do Comitê Técnico de Educação do IRB, sob a presidência do Conselheiro Rodrigo Coelho, foram apresentados os resultados consolidados dos trabalhos realizados na área da alimentação escolar.

Em seguida, construiu-se um espaço colaborativo para debates e construção do plano de ações dessa instância durante ano de 2024, com especial atenção para os temas: salário educação e desigualdades regionais.

Por fim, deu-se início aos preparativos para realização da próxima edição do Simpósio Nacional de Educação (Sined), que será sediado no estado do Piauí.

O Presidente do Comitê Técnico da Primeira Infância do IRB e Membro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Conselheiro Edson Ferrari, conduziu a reunião do CT com o objetivo de apresentar os projetos para 2024, debater e acolher sugestões para as programações de eventos na área.

Inicialmente, o Conselheiro Ferrari compartilhou a proposta para realização da primeira edição do Encontro Nacional da Primeira Infância, a ser sediado em Manaus-AM, no final do primeiro semestre do próximo ano.

A nova edição do livro A Primeira Infância e os Tribunais de Contas, tendo como tema principal as desigualdades e os seus reflexos sobre as crianças de zero a seis anos, foi o segundo projeto apresentado. A exemplo da primeira edição, o livro deverá contar com artigos de especialistas e boas práticas dos órgãos de controle externo de todo o país.

O terceiro projeto em debate foi a instituição, pelo IRB, do Selo Tribunais de Contas e Primeira Infância, destinado a reconhecer e premiar as melhores iniciativas e ações voltadas à garantia dos direitos das crianças, tanto por entidades públicas quanto por outros atores sociais.

A reunião finalizou com a apresentação das boas práticas de Tribunais de Contas em matéria de primeira infância. Compartilharam suas experiências as Cortes de Contas dos Estados de Pernambuco (TCE-PE), Tocantins (TCE-TO), Mato Grosso (TCE-MT), Amapá (TCE-AP), Roraima (TCE-RR), Espírito Santo (TCE-ES), Ceará (TCE-CE), Rondônia (TCE-RO), Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Amazonas (TCE-AM), Alagoas (TCE-AL), Pará (TCE-PA), Piauí (TCE-PI), além do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) e Tribunais de Contas goianos.

A pauta da reunião do Comitê Técnico de Concessões, Parcerias Público-Privadas e Privatizações dos Tribunais de Contas, que tem como Presidente o Conselheiro Rodrigo do Nascimento, teve início com as atualizações acerca da revisão da Nota Técnica sobre a atuação dos Tribunais de Contas na Fiscalização de Projetos de Desestatizações.

Na sequência, foram deliberadas as providências para a condução da Oficina Técnica Virtual, marcada para o dia 04 de dezembro, com o tema “Reflexos da Gestão de Recursos Hídricos sobre Concessões em Saneamento Básico”, evento que encerra o calendário de atividades do CTPPP/IRB em 2023.

Em seguida, conduziu-se o debate e o planejamento de atividades para 2024, tratando dos temas sugeridos pelos integrantes do grupo, a saber: inclusão, no próximo ciclo de avaliação de desempenho dos Tribunais de Contas, realizada pela ATRICON, de indicador relativo a Concessões e PPP; debate sobre a utilização do valor da outorga em licitações de concessões de saneamento básico, com base no contido no Acórdão nº 245/23 – Plenário – TCU; considerações sobre concessões de transporte público com a modelagem de tarifa zero para o usuário; verificação da viabilidade de criação de hospedagem virtual de todo o material produzido pelo Comitê, além de relatório de análises de concessão e PPPs.

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) foi o tema central da reunião entre os integrantes do Comitê Técnico de Avaliação de Indicadores de Gestão Pública IEGE/IEGM, presidido pela Conselheira do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

Foi apresentada a Avaliação dos trabalhos de 2023, com apontamentos dos pontos positivos, negativos e possíveis melhorias. Compartilhou-se, ainda, a ferramenta de modernização do IEGM de ponta a ponta (coleta, recepção, cálculo, consolidação e disponibilização). Por fim, os participantes da reunião puderam propor ações para o fortalecimento do IEGM.