Fortalecer parcerias e integrar os países do Mercado Comum do Sul (Mercosul), promovendo o intercâmbio de conhecimento e a construção de um espaço para a troca de boas práticas entre os órgãos de Controle do bloco, foi a pauta defendida pelo Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes, durante reunião da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR). O encontro ocorreu nessa segunda-feira (11/11), em Foz do Iguaçu-PR, como parte das atividades paralelas ao IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC).
“Sou um grande entusiasta da ASUR, pois ela mantém viva a essência do Mercosul, que surgiu da crucial necessidade de integração e desenvolvimento conjunto dos nossos países”, destacou Edilberto Pontes.
O Conselheiro frisou que os órgãos e entidades da ASUR precisam intensificar ações conjuntas específicas para o desenvolvimento técnico-profissional de seus integrantes, promovendo uma rede de cooperação dedicada ao compartilhamento de conhecimento, tecnologias e práticas inovadoras. “O Instituto Rui Barbosa está totalmente comprometido em ampliar as colaborações com os órgãos de Controle da Região do Mercosul, a exemplo da recente parceria que firmamos com o Instituto de Estudos Técnicos e Investigação (IETeI), e nosso objetivo é aprofundar cada vez mais essa integração”, concluiu.
Na oportunidade, o Conselheiro Edilberto Pontes, e o Vice-Presidente de Auditoria do IRB e Membro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Conselheiro Inaldo da Paixão, entregaram ao Presidente do Secretariado Permanente dos Tribunais de Contas da Argentina, Sergio Tomás Oste, e ao Subcontrolador General da República do Paraguai, Augusto José Feliz Paixa, exemplares dos Manuais de Implementação das Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAIs), elaborados pela Iniciativa de Desenvolvimento da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (IDI/INTOSAI). Os documentos estão divididos em três arquivos: Manual de Implementação das ISSAIs de Auditoria Financeira; Manual de Implementação das ISSAIs de Auditoria de Conformidade; e Manual de Implementação das ISSAIs de Auditoria Operacional.