Sessão de Posse da Mesa Diretora do TCE/SC é prestigiada pelo Presidente do IRB

12 fevereiro, 2025
Equipe Instituto Rui Barbosa

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) realizou, nesta terça-feira (11/02), a Sessão Especial de posse da Mesa Diretora para o biênio 2025-2027, na sede da Instituição, em Florianópolis. O Conselheiro Herneus João De Nadal foi reconduzido à presidência, e os Conselheiros José Nei Ascari e Adircélio de Moraes reassumiram, respectivamente, os cargos de Vice-presidente e Corregedor-geral. Os dirigentes do TCE-SC foram reeleitos durante a sessão extraordinária de 25 de setembro de 2024.

O Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima, integrou o dispositivo de honra do evento. Igualmente, estiveram presentes prestigiando a cerimônia os Conselheiros Ivan Lelis Bonilha, Vice-presidente de Relações Institucionais,   Alexandre Postal e Estilac Martins Rodrigues Xavier, membros da diretoria.

Em seu discurso, o Presidente Herneus De Nadal afirmou que o foco do TCE-SC é atender às necessidades do cidadão. “O cidadão é o foco de nossas ações. Trabalhamos para atender às suas necessidades e interesses, garantindo, através do controle externo, que os recursos públicos sejam aplicados para melhorar a qualidade de vida”, ressaltou o presidente.

O presidente destacou que o TCE-SC adotará um modelo de controle mais próximo da realidade dos gestores públicos, com foco em atuação preventiva, pedagógica e assertiva, especialmente em casos de inércia administrativa. Herneus de Nadal ressaltou a importância da qualificação e valorização dos servidores e reafirmou o compromisso com o diálogo contínuo entre os três Poderes, o  Ministério Público e a Defensoria Pública.

Em nome do Sistema Tribunais de Contas, o Conselheiro Edilson de Souza Silva,  Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), destacou a responsabilidade dos órgãos do Controle Externo em aprimorar a gestão pública e garantir a governança dos recursos públicos. “Os Tribunais de Contas são instrumentos de cidadania em que asseguram ao gestor a compreensão, a qualificação e a orientação para realizar as suas políticas públicas”, pontuou o Conselheiro.

 

O evento reuniu autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de Conselheiros, Servidores e Familiares.