O Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Comitê Técnico de Gestão de Pessoas, promoveu, nessa quarta-feira (02/04), o X Encontro Virtual de Boas Práticas em Gestão de Pessoas, realizado pela plataforma TEAMS, abordando como tema: “Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”, contanto com a participação de 210 representantes dos Tribunais de Contas de todo o país.
A apresentação foi conduzida pelos servidores do Tribunal de Contas da União (TCU), Tiago Viegas, do Serviço de Atenção Psicossocial (SAPS), e Joaquim dos Santos Rodrigues, do Serviço Integrado de Atenção à Saúde (SIAS). Os palestrantes compartilharam o panorama da área de saúde do TCU, com ênfase no Programa de Saúde Mental e nas ações implementadas para fortalecer a qualidade de vida no trabalho.

Durante a exposição, foram abordados diversos aspectos do Programa “Precisamos Falar Sobre Saúde Mental”, lançado em 2022. A iniciativa trabalha com cinco eixos estratégicos: informação e avaliação, apoio ao gestor, prevenção ao suicídio, apoio aos colaboradores e combate ao preconceito (psicofobia). Entre as principais ações destacadas estão a inclusão do inventário de saúde mental no Exame Periódico de Saúde (EPS), a oferta de acolhimento psicológico, a realização de rodas de conversa sobre temas como assédio e identidade, além da campanha “Para, Escute, Acolha”, voltada ao incentivo do apoio mútuo entre servidores.
Os servidores do TCU também apresentaram as principais frentes de atuação na área de saúde, incluindo exames periódicos, campanhas de vacinação, assistência farmacêutica e ergonomia, além de programas específicos como o de saúde financeira e preparação para aposentadoria, ambos em fase de reformulação. Entre as ações futuras, foram anunciados o lançamento do programa “Entrelaços”, com foco em famílias grávidas, e a retomada das aulas de yoga para servidores.
Por fim, eles reforçaram a importância de uma política institucional integrada para a promoção da saúde mental, evidenciando o papel essencial da alta gestão e dos gestores no apoio às iniciativas. Na oportunidade, os participantes do encontro foram convidados a se aprofundar no tema por meio de um grupo de estudos, com inscrições realizadas via formulário on-line.