Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB debate diretrizes para programas de preparação para aposentadoria durante Congresso Internacional

26 maio, 2025
Equipe Instituto Rui Barbosa

Na manhã desta segunda-feira (26/5), o Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do Instituto Rui Barbosa (IRB) promoveu uma reunião estratégica durante a programação do IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, em Manaus-AM. O encontro teve como foco principal a apresentação das 30 diretrizes elaboradas pelo “Grupo de Trabalho de Preparação para Aposentadoria”, formado por representantes de 13 Tribunais de Contas, com o objetivo de estruturar programas de Preparação para Aposentadoria (PPA) voltados ao bem-estar e valorização dos servidores.

A abertura da reunião foi conduzida pela Coordenadora do Comitê, Sabrina Caetano, Servidora do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), que ressaltou a importância da iniciativa como instrumento de cuidado institucional com os servidores que se aproximam do momento da aposentadoria. Em sua fala, Sabrina destacou que o programa não deve ser entendido como um incentivo à aposentadoria, mas sim como uma preparação para essa nova etapa da vida, que pode abrir horizontes de desenvolvimento pessoal, social e até profissional.

Durante a apresentação, a Servidora Ana Karolina, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), detalhou os objetivos do programa e a construção coletiva das diretrizes, que buscam auxiliar os servidores e Membros a vivenciarem, da melhor forma possível, esse processo de transição. Entre os propósitos do PPA, estão o fomento ao desenvolvimento pessoal e profissional, a valorização institucional e a promoção de um clima organizacional positivo. As diretrizes indicam que o programa deve ter como base a elaboração de um projeto de vida, ser continuado, normatizado e de adesão voluntária, além de contemplar aspectos físicos, emocionais, legais, financeiros e existenciais.

Outros pontos relevantes apresentados incluem a necessidade de fortalecimento da área de gestão de pessoas, a inclusão de apoio psicológico nos módulos do programa, a participação de aposentados para compartilhamento de experiências e a promoção de ações que favoreçam a manutenção do vínculo institucional após a aposentadoria. As diretrizes também orientam que os temas sejam abordados por meio de diferentes formatos (presencial, híbrido ou on-line) e que o programa seja acessível a todos os servidores, inclusive os lotados em unidades descentralizadas.

Durante a reunião, também foram compartilhadas experiências exitosas dos Tribunais de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), do Acre (TCE-AC) e de Santa Catarina (TCE-SC), além do Tribunal de Contas da União (TCU), reforçando a importância de iniciativas que não apenas auxiliem no planejamento da aposentadoria, mas também na continuidade do engajamento institucional dos servidores aposentados.

O Presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes, parabenizou o comitê pelo trabalho desenvolvido, destacando a importância da valorização dos servidores no fortalecimento institucional: “Parabéns pelo trabalho desse comitê, que é muito importante para o sistema, pois sabemos que, sem as pessoas, os Tribunais e as instituições são apenas siglas. Eu sempre afirmo que a força das instituições está na união das pessoas, e é bom saber que hoje temos uma política permanente de cuidado com os servidores. Precisamos construir um ambiente onde as pessoas floresçam e não adoeçam”.

A reunião também destacou a integração com o Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social do IRB, especialmente nas ações de combate aos diferentes tipos de assédio e de promoção à saúde mental dos servidores, reforçando o compromisso com uma gestão humanizada e inclusiva no âmbito dos Tribunais de Contas.

 

Acesse as imagens do evento no flickr do IRB:https://www.flickr.com/photos/instituto-rui-barbosa/albums/.

 

Sobre o IX CICPP

Promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), o IX CICPP acontece entre os dias 26 e 29 de maio, com o tema “Desenvolvimento e Controle: Políticas Públicas Descentralizadas e a COP 30”, destacando a importância da governança ambiental e da descentralização no contexto brasileiro, que neste ano sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30.

O evento conta com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC-Sesc/Senac) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e o apoio institucional dos Tribunais de Contas de Angola, Espanha e Portugal, da Escola de Contas Públicas do TCE-AM, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC), da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), do Instituto de Estudos Técnicos e Investigação da Argentina (IETeI) e do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP).

 

 

Créditos
Texto: Alisson Maciel
Fotos: Rave Comunicação / TCE-AM