Com foco no aprimoramento das práticas de controle e na produção de conhecimento estratégico, 70 Auditores de Controle Externo e servidores de Tribunais de Contas de todo o Brasil participam, em Brasília-DF, da Capacitação sobre Doutrina de Inteligência para o Controle Externo e Referencial de Produção de Conhecimento, realizada no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola de Contas do Tribunal de Contas da União (TCU). Iniciado na última segunda-feira (3/11), o curso segue até a próxima sexta-feira (7/11) e é fruto da parceria entre o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e a Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo (InfoContas).
Nessa quarta-feira (5/11), a capacitação focou no módulo “Método de Produção de Conhecimentos”, com o objetivo de capacitar os participantes a produzirem conhecimentos aplicando o processo de produção de conhecimento da Rede InfoContas, desenvolvendo habilidades para coletar, analisar e sistematizar informações de forma estruturada, visando subsidiar a tomada de decisão e o fortalecimento das atividades institucionais.
Segundo o Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Márcio Marinot, que integra a coordenação da Rede InfoContas e atua na organização da capacitação, a metodologia do curso tem recebido avaliações muito positivas por parte dos participantes e antecipou parte do que será visto nos próximos dias. “O feedback que nós estamos recebendo é positivo quanto à metodologia que está sendo adotada, uma coisa bem pragmática. E nos próximos dias nós teremos uma atividade centrada na prática da execução dos trabalhos de produção de conhecimento de inteligência”, afirmou.
Teoria e prática
A manhã dessa quarta-feira (5/11) foi aberta com uma revisão, focando no caráter mais prático, de tudo que foi visto durante os primeiros dois dias de capacitação. Responsável por ministrar a aula, o Coronel da Reserva do Exército Brasileiro Henrique Souza explicou a atividade. “Trouxemos boas práticas a respeito da teoria, que diz respeito ao processo de formação de inteligência”, destacou.
Em um segundo momento, os participantes foram distribuídos em oito grupos para colocar em prática tudo o que aprenderam. “Os grupos aplicam a fase de orientação e a subfase de planejamento, onde, de posse de um caso escolar, os alunos refletem e começam a analisar, enquadrando as informações ali contidas nessa fase de orientação e de planejamento”, explicou o Coronel.
Após este primeiro contato com o objeto de estudo apresentado, os grupos começaram a elaboração de um planejamento intelectual que visou nortear o pensamento crítico e preditivo dos participantes. A atividade, explicou Henrique Souza, resultará na produção de um relatório de inteligência.
Nesta quinta-feira (6/11), a capacitação seguirá com o módulo “Método de Produção de Conhecimentos” e as atividades práticas relacionadas ao que já foi apresentado durante o curso.
*Fonte: Atricon.