Membro da Diretoria do IRB participa da abertura do “Espaço Sebrae” na COP30, em Belém-PA

11 novembro, 2025
Equipe Instituto Rui Barbosa

O Presidente do Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Membro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Conselheiro Júlio Pinheiro, esteve presente, representando a presidência do IRB, na solenidade de abertura do “Espaço Sebrae” na Green Zone da COP30, em Belém (PA). Realizado na manhã dessa segunda-feira (10/11), ao som dos marabaixos e do batuque dos tambores amazônicos, embalados por uma vibrante apresentação do Balé Folclórico da Amazônia, o momento marcou o início das atividades do Sebrae na conferência global sobre mudanças climáticas, reunindo autoridades, empreendedores e representantes de diversas entidades comprometidas com a sustentabilidade.

A parceria entre o IRB e o Sebrae tem se fortalecido ao longo dos últimos anos por meio de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do empreendedorismo brasileiro e à disseminação de boas práticas de governança e inovação. Juntas, as instituições têm promovido eventos e iniciativas de repercussão nacional, que unem o controle público e o empreendedorismo em torno de uma agenda comum: impulsionar a economia verde e valorizar o papel dos pequenos negócios como protagonistas da transformação socioambiental do país.

O Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade do IRB, presidido pelo Conselheiro Júlio Pinheiro, tem atuado de forma estratégica junto aos Tribunais de Contas e à Administração Pública na promoção de políticas voltadas à economia verde, cidades resilientes e enfrentamento das mudanças climáticas. Por meio de estudos técnicos, capacitações e articulações institucionais, o comitê busca contribuir para que o Controle Externo exerça papel ativo na transição para um modelo de desenvolvimento mais sustentável e inclusivo.

 

COP30

A COP30 (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) é o principal fórum global dedicado ao debate e à tomada de decisões sobre o enfrentamento da crise climática. Realizada em Belém do Pará, a edição de 2025 reúne chefes de Estado, representantes de governos, instituições e sociedade civil de todo o mundo, com o objetivo de definir compromissos e estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover um futuro ambientalmente equilibrado e socialmente justo.