Vice-Presidente de Auditoria do IRB é homenageado em conferência nacional sobre contabilidade pública

21 novembro, 2025
Equipe Instituto Rui Barbosa

O Vice-Presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Corregedor do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Conselheiro Inaldo Araújo, participou da primeira edição da Conferência Nacional de Contabilidade Pública (CNCP), realizada em Aracaju, Sergipe. Na última terça-feira (18/11), primeiro dia do evento, o Conselheiro representou a presidência do IRB na solenidade de abertura da Conferência e foi palestrante do painel “Auditoria Financeira e Prestação de Contas: Transparência como Pilar da Confiança Pública”, que contou também com a participação do professor da Universidade de São Paulo (FEARP/USP) e Assessor Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) na Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação (CTCONF), Ricardo Azevedo, sob mediação do Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), Vanderson da Silva Mélo.

Promovida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com a Academia Sergipana de Ciências Contábeis (ASCC), a 1ª CNCP reuniu, até o dia 19 de novembro, último dia da conferência, mais de 1.200 profissionais da área pública e privada, gestores, auditores, pesquisadores e servidores de órgãos de controle, consolidando-se como um novo espaço de integração e debate sobre desafios contemporâneos da contabilidade pública. A programação abrangeu temas estratégicos ligados à governança, Auditoria, tecnologia, gestão financeira, previdência, custos, convênios, patrimônio e ensino.

 

Homenagem

Mestre em Contabilidade e Contador, o Conselheiro Inaldo Araújo falou do “grande orgulho” em participar do evento. Durante a sua apresentação no painel “Auditoria Financeira e Prestação de Contas: Transparência como Pilar da Confiança Pública”, ele enfatizou a importância da Auditoria Financeira para a asseguração das demonstrações contábeis.

Segundo ele, o processo auditorial envolve três partes: quem elabora as informações, o auditor e aquele a quem essas informações são disponibilizadas (o usuário). “Na minha opinião, o principal usuário das informações da contabilidade pública deve ser a sociedade, pois ela é, de fato, o ator central desse processo”, afirmou.

Na ocasião, Vice-Presidente do IRB também foi homenageado pelo Conselho Federal de Contabilidade como um dos profissionais que contribuíram, ao longo dos últimos anos, para o aprimoramento da contabilidade pública no país, especialmente em relação à edição das normas de contabilidade. “Foi gratificante revisitar parte dessa trajetória iniciada em 2008, e que, graças a Deus, segue avançando a passos largos rumo à convergência aos padrões internacionais”, reconheceu Inaldo Araújo.

 

*Fonte: TCE-BA.