Diretrizes Para Prevenção do Etarismo e Valorização Intergeracional no Ambiente de Trabalho
Temática: Gestão de Pessoas
Autor: Comitê de Gestão de Pessoas

Este trabalho tem por objetivo apresentar diretrizes que orientem a implementação segura, estruturada e sustentável de programas voltados à prevenção do etarismo e à promoção da equidade geracional no âmbito dos Tribunais de Contas do Brasil.

Para o desenvolvimento deste relatório, sob a coordenação do Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do Instituto Rui Barbosa – IRB, foi constituído um Grupo de Trabalho, com 14 (catorze) representantes de 9 (nove) Tribunais de Contas, com os objetivos de discutir assuntos relevantes acerca do tema e de elaborar um documento que contivesse diretrizes para o desenvolvimento de iniciativas voltadas à prevenção do etarismo e à promoção da equidade geracional, no âmbito dos Tribunais de Contas do Brasil.

O grupo desenvolveu atividades em conjunto, por meio de estudos e de reuniões semanais, online, com duração de 1h (uma hora), por meio da plataforma Zoom. A primeira reunião foi realizada no dia 1º/4/2025 e a última no dia 21/10/2025. Além dos estudos e das reuniões online, foi aplicada uma pesquisa, disponibilizada para todos os Tribunais de Contas, com o objetivo de identificar as respectivas percepções sobre o tema.

A pesquisa, disponibilizada por meio da plataforma Google Forms, contendo 8 (oito) perguntas, contou com a participação dos 33 (trinta e três) Tribunais do Brasil e alcançou, dessa forma, 100% (cem por cento) de representatividade, com 2.836 (dois mil, oitocentos e trinta e seis) respondentes.