4º ENAF-TC será realizado de 1º a 3 de junho, em Bento Gonçalves (RS)

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) promovem, de 1º a 3 de junho, em Bento Gonçalves (RS), o 4º Encontro Nacional de Auditoria Financeira dos Tribunais de Contas do Brasil – ENAF-TC. Com o tema “Auditoria Financeira na prática: aplicação de procedimentos e técnicas sobre transações, saldos e divulgações”, o evento reunirá Membros, Auditores, servidores e especialistas do Sistema de Controle Externo e Interno para três dias de intensa programação técnica e prática.

Consolidado como um dos principais fóruns nacionais dedicados à Auditoria Financeira no setor público, o ENAF-TC tem como objetivo estimular a troca de experiências e o aprimoramento das práticas de fiscalização, com foco nos Tribunais de Contas e nos órgãos de controle interno dos diversos Poderes. A proposta desta edição reforça a abordagem aplicada, valorizando o aprendizado prático e o compartilhamento de soluções voltadas às classes de transações, saldos contábeis e divulgações contábeis.

Ao longo do encontro, serão debatidos temas centrais relacionados à fiscalização das contas públicas, com exposições de boas práticas, estudos de caso e soluções inovadoras no âmbito do planejamento, da execução e dos reportes das auditorias financeiras.

O evento se afirma, assim, como um espaço estratégico de diálogo técnico e institucional, contribuindo para o fortalecimento da Auditoria Financeira no Sistema de Tribunais de Contas do Brasil.

O 4º ENAF-TC conta ainda com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), da Associação Brasileiras dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas do Brasil (Audicon), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), reforçando o caráter colaborativo e integrado da iniciativa. As inscrições serão divulgadas em breve.