O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) sediará, nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2026, o XII Bibliocontas – Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas, evento que reunirá profissionais da informação de todo o país para debater os desafios contemporâneos da área no âmbito das Cortes de Contas.
Com o tema “Tribunais de Contas entre memória e inovação: bibliotecas e arquivos jurídicos no contexto da gestão do conhecimento e das inteligências artificiais”, o evento é resultado do planejamento conduzido pelo Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento do Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o TCE-MG. A expectativa é de um público aproximado de 200 participantes, entre servidores dos Tribunais de Contas, professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados.
A programação será distribuída ao longo de três dias, com eixos temáticos específicos. No dia 13 de maio, serão discutidos os desafios da Inteligência Artificial para a gestão da informação e do conhecimento nos Tribunais de Contas. Já no dia 14, o foco estará nos fundamentos teóricos da Inteligência Artificial. O encerramento, em 15 de maio, abordará a gestão arquivística e as práticas de gestão do conhecimento no âmbito do Controle Externo.
O XII Bibliocontas contará com palestras e mesas-redondas, além da previsão de elaboração de um caderno de anais, composto por resumos expandidos produzidos pelos palestrantes. A programação também deverá incluir momentos culturais e de integração entre os participantes. As inscrições estarão disponíveis em breve.