Vice-Presidente de Auditoria do IRB ministra palestra em lançamento de curso sobre Auditoria Financeira no TCM-PA

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e Vice-Presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB), Inaldo Araújo, participou, na manhã dessa segunda-feira (9/2), do evento de lançamento do Curso de Especialização em Auditoria Financeira, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA). A solenidade foi realizada no auditório Jarbas Passarinho, na sede da Corte de Contas paraense, em Belém, e reuniu conselheiros, procuradores e servidores do Tribunal.

A especialização foi criada com o objetivo de fortalecer a qualificação técnica e promover a atualização profissional no âmbito do controle externo, acompanhando as principais tendências do Sistema Tribunais de Contas na área de auditoria financeira. O curso integra as ações educacionais desenvolvidas pela Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, do TCM-PA, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).

Ao abrir o lançamento, o Diretor-Geral da Escola de Contas Públicas do TCM-PA, Conselheiro Antonio José Guimarães, ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a qualificação permanente de seus quadros. Já o Diretor Executivo da Escola, Conselheiro Sérgio Leão, destacou a importância de os Tribunais de Contas ampliarem a atuação em Auditoria Financeira, especialmente diante dos desafios enfrentados pelo país no combate à corrupção.

 

Palestra

Durante sua palestra, o Conselheiro Inaldo Araújo destacou a importância da Auditoria Financeira para a boa governança e para o aprimoramento da gestão pública. Representando o Instituto Rui Barbosa e o TCE-BA, ele ressaltou o caráter colaborativo do controle externo no fortalecimento das instituições públicas.

“É sempre motivo de satisfação retornar à bela cidade de Belém. Imersa em cultura, cores e história, a cidade renova o espírito a cada visita, especialmente pela oportunidade de participar do lançamento do curso de especialização em Auditoria Financeira, uma parceria que já se revela exitosa entre o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará e a Universidade de Brasília”, afirmou.

O Conselheiro também enfatizou o simbolismo do encontro e a relevância do tema para o setor público brasileiro: “O momento tornou-se ainda mais especial pela oportunidade de reencontrar amigos, rememorar e compartilhar histórias e, sobretudo, reafirmar a relevância da auditoria financeira no contexto do setor público brasileiro. Representar o Instituto Rui Barbosa e o Tribunal de Contas do Estado da Bahia neste evento expressa, para mim, a compreensão de que o controle público deve se fortalecer como um exercício cada vez mais colaborativo, voltado à promoção da boa governança”.

O evento contou ainda com palestra da pós-doutora em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (USP), Diana Vaz Lima, que apresentou detalhes sobre a estrutura do curso. A especialização será ministrada pelo Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face) da UnB, com carga horária de 420 horas, na modalidade híbrida (presencial e remota), e destinada a 30 auditores e técnicos de controle externo do TCM/PA. O conteúdo aborda padrões internacionais de auditoria e contará com corpo docente formado por professores da UnB e especialistas do Tribunal de Contas da União (TCU).

 

*Fonte: TCE-BA.