Um dos grandes desafios da Gestão Pública nos Municípios consiste em equilibrar o orçamento com a entrega de serviços eficientes e transformadores para a população. É no município, onde a vida do cidadão acontece de fato, que o verdadeiro valor do capital humano se manifesta. Debater esse tema no Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2026, além de uma escolha administrativa, é uma necessidade urgente para o futuro da governança municipal.
Nenhuma política pública ganha vida ou se sustenta sem pessoas, e é através do servidor público que essas políticas chegam até o cidadão na ponta. O médico no posto de saúde, a professora na creche em tempo integral e a assistente social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) são os reais indutores de desenvolvimento. Quando qualificamos e valorizamos o capital humano, estamos garantindo inovação e eficiência no uso dos recursos disponíveis. Servidores preparados executam melhor o seu trabalho, planejam melhor, humanizam o atendimento e elevam a satisfação da população com a gestão.
Para além da eficiência imediata, o investimento no servidor municipal assegura a continuidade administrativa. Políticas públicas estruturantes, especialmente aquelas voltadas para o desenvolvimento social de longo prazo, não devem ficar sujeitas a transições políticas ou rupturas de gestão. Um corpo técnico estável, valorizado e consciente de seu papel atua em prol dos direitos da população, garantindo que os projetos de Estado sejam contínuos.
A tão famosa Equação Heckman (2006) demonstra matematicamente que o investimento no desenvolvimento humano apresenta um retorno econômico e social extraordinário quando realizado na base, isto é, na primeira infância. Heckman provou que habilidades geram habilidades e que o estímulo correto entre os 0 e os 6 anos de idade molda a capacidade cognitiva e socioemocional do indivíduo para o resto da vida.
No entanto, para que os municípios apliquem essa equação com sucesso na educação infantil, por exemplo, é preciso compreender que o capital humano do futuro depende diretamente da qualidade do capital humano do presente, ou seja, dos servidores que atendem essas crianças. Um exemplo prático desse cuidado pode ser observado no Programa Mais Infância Ceará, idealizado por mim no ano de 2015 e hoje Política Pública de Estado. No Mais Infância, sempre entendemos que valorizar o professor através de formações continuadas, apoio técnico e construções de centros de Educação Infantil de qualidade, com espaços de trabalho adequados, é uma maneira de fortalecer o trabalho docente e investir no desenvolvimento infantil. Cuidar de quem cuida da população é, portanto, um dever ético para os gestores municipais, o que exige a superação de ações isoladas em favor de políticas públicas estruturadas que incentivem o bem-estar.
Para isso, os municípios precisam implementar programas permanentes de acolhimento psicológico, condições adequadas de trabalho, promover ambientes seguros e livres de assédio, e fornecer a infraestrutura adequada para que o servidor desempenhe suas funções com dignidade. Um servidor público que trabalha feliz reflete diretamente na qualidade do serviço prestado ao cidadão.
Por sua vez, o Tribunal de Contas tem atuado cada vez mais para a indução de resultados sociais e no caráter pedagógico da fiscalização. Entendemos que a conformidade legal e a transparência são premissas básicas, mas o objetivo final do gasto público é a transformação social concreta. Ao estimularmos os gestores a investirem na qualificação de suas equipes, estamos fortalecendo a estrutura democrática nos municípios. Esse controle externo atua de forma preventiva, oferecendo ferramentas de diagnóstico, orientação técnica e capacitação. Estimular a profissionalização e salários sustentáveis é proteger o patrimônio público mais valioso de uma cidade e a memória técnica de sua administração. Quando o Tribunal orienta o prefeito a estruturar concursos públicos transparentes e a investir na formação de seus quadros, estamos fortalecendo o município contra a descontinuidade administrativa e garantindo a sustentabilidade das políticas sociais.
A governança baseada em evidências científicas e dados estatísticos consolidados exige um corpo funcional técnico permanente, capaz de interpretar indicadores sociais e transformá-los em entregas eficientes e humanizadas em benefício de toda a comunidade.
Dessa maneira, o Seminário Prefeitos 2026 é a oportunidade ideal para proporcionar interlocução entre municípios e conectar soluções inovadoras. Que este evento sirva de farol para os gestores, inspirando-os a enxergar o funcionalismo municipal não como um custo a ser minimizado, mas como o ativo mais valioso de suas administrações. Afinal, governar é cuidar de pessoas, e esse processo começa, obrigatoriamente, pelo cuidado e pela valorização daqueles que dedicam suas vidas a servir ao público.