Conselheira Lílian Martins participa da IV Conferência Diálogos com o Futuro

Gustavo Rozário Santana

A conselheira Lílian Martins, diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB), mediou o primeiro painel da IV Conferência Diálogos com o Futuro, que teve como tema “Magistratura, Institucionalidade e Democracia”. O evento integra a programação comemorativa pelos 127 anos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).

Na abertura do painel, Lílian Martins destacou que magistratura, institucionalidade e democracia mantêm uma relação essencial para a preservação do Estado Democrático de Direito.

O painel contou com a participação da juíza titular em São Paulo e presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Vanessa Mateus, que abordou os desafios relacionados à eficiência do Poder Judiciário e à percepção da sociedade sobre a atuação da Justiça.

Durante a exposição, Vanessa Mateus chamou a atenção para a percepção de parte da população de que o Judiciário é improdutivo, lento e caro. Para a magistrada, essa visão precisa ser enfrentada a partir do diálogo entre as instituições e a sociedade.

Ela ressaltou que a discussão sobre uma reforma do Judiciário deve envolver os profissionais que atuam diretamente na prestação jurisdicional, como juízes e promotores. “Quando se fala em reforma do Judiciário, é fundamental ouvir quem está na linha de frente”, destacou.

Vanessa também ressaltou o papel da informação na qualificação do debate sobre as instituições públicas e a importância de transformar dados em conhecimento, com clareza, contexto e propósito, contribuindo para decisões mais eficientes.

Ao final, a magistrada defendeu que o Judiciário esteja aberto ao diálogo com a população como forma de ampliar a compreensão sobre seu funcionamento e enfrentar a percepção de ineficiência. Para ela, aproximar a Justiça da sociedade é parte importante do processo de fortalecimento institucional.

A IV Conferência Diálogos com o Futuro reúne autoridades, especialistas e representantes de diferentes instituições para discutir desafios contemporâneos relacionados à gestão pública, ao controle e à democracia.