A tarde desta quinta-feira (28/5) foi marcada pelo lançamento da cartilha “Atuação do Profissional da Informação nos Tribunais de Contas” durante o IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, em Manaus-AM. O evento destacou a importância estratégica dos profissionais da informação para aprimorar as atividades de Controle Externo no Brasil.
O lançamento foi conduzido pelo Presidente do Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Sebastião Helvecio Ramos de Castro. A cerimônia contou com a presença do Presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima, além de Membros da Diretoria do IRB, Conselheiros de diversos Tribunais de Contas brasileiros e internacionais, além dos demais participantes do Congresso.
A cartilha, uma iniciativa do Instituto Rui Barbosa, por meio do Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento, aborda a atuação de bibliotecários e arquivistas, entre outros profissionais da informação, no contexto dos Tribunais de Contas. O documento ressalta suas habilidades e competências técnicas em processos como identificação, seleção, armazenamento, tratamento, organização e disseminação de dados, documentos e informações.
“Prezados colegas, membros e servidores dos Tribunais de Contas, é com grande satisfação que apresentamos esta cartilha, resultado de um esforço conjunto e dedicado do Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento do Instituto Rui Barbosa. Este documento não é apenas uma publicação; é um reconhecimento e uma valorização do papel fundamental que os profissionais da informação desempenham diariamente em nossas instituições”, destacou Helvecio de Castro.
Em sua fala, o Presidente do IRB ressaltou a importância da publicação para o Sistema de Controle Externo brasileiro. “O trabalho do Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento tem sido de suma importância, e esta cartilha é mais uma prova das relevantes contribuições que o Comitê tem oferecido. Desde a padronização de terminologias com o Tesauro de Contas Nacional até a viabilização de acesso às normas técnicas da ABNT e ISO para todos os Tribunais de Contas brasileiros, o Comitê tem demonstrado sua capacidade de gerar impacto significativo, inclusive com economia de recursos públicos”, disse.
A cartilha destaca ainda a importância do Tesauro de Contas Nacional (TCN), da Coleção de Normas Técnicas da ABNT e ISO, do Estudo diagnóstico das Bibliotecas e unidades de Arquivo dos Tribunais de Contas, do Guia das Bibliotecas dos Tribunais de Contas do Brasil, e da Gestão documental nos Tribunais de Contas como produtos e serviços desenvolvidos pelo Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento.
A íntegra da publicação pode ser acessada clicando no link: https://irbcontas.org.br/biblioteca/.
IX CICPP
Promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), o IX CICPP acontece entre os dias 26 e 29 de maio, com o tema “Desenvolvimento e Controle: Políticas Públicas Descentralizadas e a COP 30”, destacando a importância da governança ambiental e da descentralização no contexto brasileiro, que neste ano sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30.
O evento conta com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC-Sesc/Senac) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e o apoio institucional dos Tribunais de Contas de Angola, Espanha e Portugal, da Escola de Contas Públicas do TCE-AM, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC), da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), do Instituto de Estudos Técnicos e Investigação da Argentina (IETeI) e do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP).
Créditos
Texto: Alisson Maciel
Fotos: Have Comunicação / TCE-AM