Aconteceu

Para você não perder nada, preparamos um resumo do que aconteceu na semana do IRB:

 

CNPTC realiza 5ª Reunião Ordinária                                         

No dia 22 de junho de 2020, o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil – CNPTC realizou em conjunto com o IRB, a Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas – ATRICON, a Associação Nacional dos Tribunais de Contas dos Municípios – ABRACOM, e outras importantes entidades, a 5ª Reunião Ordinária do Conselho, por meio de plataformas digitais de reunião, com a presença de aproximadamente 80 participantes.

Reunião CNPTC
Fonte: Assessoria de Comunicação do CNPTC

Na pauta, importantes temas em voga no cenário atual de pandemia do COVID-19, vivido pelo Brasil e pelo mundo, dentre os quais a “LC nº 173/2020 e seu impacto na gestão interna e na atuação dos Tribunais de Contas”, a “Proposta de Resolução conjunta sobre diretrizes e recomendações quanto ao tratamento do resultado do cruzamento de dados de possíveis irregularidades relacionadas à concessão do Auxílio Emergencial instituído pelo Governo Federal (Lei nº 13.982/20) aos servidores públicos estaduais e municipais”, a agenda dos tribunais de contas em tempos de isolamento social, entre muitos outros assuntos.

O Presidente do IRB, Conselheiro Ivan Lelis Bonilha (TCEPR) destacou a edição extra do Fórum Nacional de Auditoria que contará com a participação do Senador Antonio Anastasia e do Professor Doutor Paulo Nogueira da Costa, Diretor-geral do Tribunal de Contas de Portugal e Professor da Universidade de Coimbra, a ser realizado no dia 27 de julho de 2020, com objetivo de discutir temas de extrema relevância para o cenário atual Brasileiro.

Acesse a matéria do Portal do CNPTC aqui para saber mais.

 

Avanços no Grupo de Trabalho de criação da Trajetória Profissional de Auditoria

Imagine uma plataforma iterativa em que você entra e vai descobrindo texto, artigos, livros, vídeos e cursos sobre conhecimentos necessários para um auditor.

Imagine ainda que, na medida em que você adquire estes conhecimentos e participa de auditorias ou entrega trabalhos em sua área você avança de nível para acessar mais conteúdo técnico e prático até você se tornar um expert no assunto.

Imaginou? Esta é a ferramenta de gestão de pessoas denominada TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS que vem sendo desenvolvida pelo TCU e que vem sendo construída com a participação de colaboração de vários Tribunais.

A Rede de Gestão de Pessoas e Rede das Escolas de Contas tem participado de oficinas de metodologia de criação de trajetórias profissionais e, com isto, estão cooperando para que o TCU capte as participações das redes para construir a trajetória profissional de gestão de pessoas.

Ainda, alguns servidores de Tribunais Estaduais e de Municípios estão participando do grupo de trabalho do TCU para a criação da trajetória profissional de auditoria.

 

3ª Reunião da Oficina de metodologia de criação de Trajetórias Profissionais

Nesta segunda (22) ocorreu a terceira reunião da oficina de metodologia de criação de trajetórias profissionais. A oficina vem sendo realizada pela Rede de Gestão de Pessoas, coordenada pelo Comitê de Gestão de Pessoas, pela Rede das Escolas de Contas – REDUCONTAS, coordenadas pelo Comitê de Aperfeiçoamento Profissional. O coordenador do projeto de Trajetórias Profissionais no ISC/TCU, Leonard Renné é quem conduz a oficina.

Após apresentar os conceitos básicos de trajetórias profissionais, Leonard Renné tem mobilizado os participantes a interagirem na construção da trajetória profissional de gestão de pessoas utilizando a ferramenta de interação remota Metroreto. De forma dinâmica e participativa, as redes construíram as atividades principais dos setores ligados à gestão de pessoas, sugeriram atividades e comportamentos esperados de quem trabalha em cada uma destas atividades (1ª Reunião da Oficina, acesse a ata aqui) e, após relacionarem e associarem comportamentos semelhantes, iniciaram a descrição mais detalhada destes comportamentos esperados (2ª Reunião da Oficina, acesse a ata aqui).

Os Tribunais participantes foram divididos para trabalhem na descrição de grupos de atividades relacionadas à gestão de pessoas:

EDUCAÇÃO CORPORATIVA:
Apoio à aprendizagem individual ou de grupos: TCE-SP, TCM-SP e TCE-RJ Planejamento educacional: TCE-CE, TCE-GO e TCE-RJ
Didática: TCE-RJ e TCU
Avaliação Educacional: TCE-GO e TCE-RJ

GESTÃO DO CONHECIMENTO:
Gestão da informação e do Conhecimento: TCE-MA e TCE-PI Legislação, normas e procedimentos administrativos: TCE-ES e TCE-PE

GESTÃO DE PESSOAS
Modelo e práticas de Gestão: TCE-PA, TCE-RJ, TCE-PE e TCE-MG Gestão da folha de pagamento: TCE-MT, TCE-PE e TCE-MA Diagnóstico e intervenção organizacional: TCE-RS
Exames de saúde ocupacional: TCE-MA

As descrições serão apresentadas na 4ª Reunião da oficina que ocorrerá no dia 6/7/20, as 15:00 pela plataforma google meets do IRB.

Veja a ata da última reunião da oficina aqui.

 

Portal IRB Conhecimento e Reunião da ação 10 da ENCCLA

Em reunião nesta terça (23), o grupo de trabalho coordenado pelo TCU, ATRICON e MPT, reuniu-se para debater os avanços da ação 10 da Estratégica nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.

Saiba mais do acordo IRB-ENCCLA aqui.

Ação 10/2020 ENCCLA

Com mais de 20 entidades participando da reunião, a pauta da reunião foi o andamento do questionário de avaliação dos cursos em EAD disponíveis, da construção da plataforma de organização dos cursos e da divulgação das ações.

Na reunião, o IRB apresentou ao grupo o recém lançado portal IRB Conhecimento, as ações de capacitação já cadastradas e as entidades que já aderiram ao Portal.

A ENCCLA irá reforçar o trabalho de convite de outras instituições a aderirem ao portal, incluindo: Escolas do Legislativo, Escolas do Judiciário, Universidades e outras entidades privadas, como a Transparência Brasil.

Qualquer entidade que tenha ações de capacitação gratuita e online, para servidores de Tribunais de Contas, para a Administração Pública ou para o Controle Social (Conselhos Municipais, Observadores Públicos, etc), nas temáticas abaixo, poderá aderir ao Portal e indicar o link para estas capacitações.

IRB Conhecimento

Portanto, o Portal busca organizar não apenas cursos com certificados, mas quaisquer ações de capacitação: oficinas, webinars, palestras, apresentações, etc.

Faça já a adesão ao portal. Mais informações clique aqui.

 

Ações do Comitê de Gestão da Informação

O Comitê de Gestão da Informação se reuniu nesta semana (24) para organizar o evento da rede BIBLIOCONTAS.

BibliocontasO BIBLIOCONTAS já é realizado há mais de dez anos e trata do aperfeiçoamento da Gestão da Informação dos Tribunais de Contas.

Na reunião, os representantes dos Tribunais no Comitê sugeriram temas relevantes para o evento, como: LGPDP, dados abertos, desinformação, tesauros (uso de robôs e inteligências artificial), arquivologia (nova lei de digitalização que autorizou a eliminar papeis que estão sendo digitalizados), websemântica, etc.

 

TCU participa da reunião da Força Tarefa da INTOSAI para criação da norma internacional sobre competências profissionais

Pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelas redes de Gestão de Pessoas e rede das Escolas de Contas, de tradução das competências profissionais da INTOSAI e convergência do Programa de Formação do Auditor de Controle Externo para as estas competências, o IRB foi convidado a participar do grupo de trabalho do TCU que está criando a trajetória profissional de auditoria.

Com reuniões semanais (segundas e quintas) o grupo tem como objetivo apresentar, até julho deste ano, o mapa de competências profissionais do auditor, baseado no mapa desenvolvido pela INTOSAI, mas detalhando os comportamentos e entregas esperados de um auditor em cada nível de uma trajetória profissional.

Na sequência, o grupo de trabalho também deverá mapear ações de capacitação existentes para cada uma destas competências.

Até o momento, o grupo de trabalho já elaborou um quadro completo do projeto, utilizando a metodologia CANVAS; ouviu os stakeholders envolvidos, incluindo os secretários de controle externo dos Tribunais de Contas (acesse a ata da reunião aqui); definiu os conceitos chaves que serão utilizados no processo; e, neste momento, trabalha no levantamento do mapeamento de competências de auditoria dos Tribunais, da rede das Escolas (competências definidas conforme o fluxo de auditoria definido nas NBASPs) e convergência destas competências com as definidas pela INTOSAI no documento Competency Framework (e que será utilizado para a construção da norma sobre competências profissionais).

Metodologia Canvas
Metodologia CANVAS utilizada pelo Grupo de Trabalho

Acesse o Portal da Cooperação IRB/TCU de Competências Profissionais aqui.

III Fórum Nacional de Auditoria

Nesta sexta (26) aconteceu o III Fórum Nacional de Auditoria com o tema “NBASP 12 – valor e benefícios dos tribunais de contas – fazendo a diferença na vida dos cidadãos” e “MQB – Manual de Quantificação dos Benefícios dos Tribunais de Contas.

III FNA

O evento foi promovido pelo IRB, Atricon e o Instituto Plácido Castelo (IPC), do TCE-CE, e teve como participantes o vice presidente de auditoria do IRB, o conselheiro Edilberto Pontes, o conselheiro do TCE-PB e presidente da Atricon, Fábio Nogueira, e o conselheiro do TCM-RJ, Felipe Puccioni, com mediação de Inaldo Paixão, conselheiro do TCE-BA e vice presidente de Ensino, pesquisa e extensão do IRB.

Acesse a matéria completa aqui para saber mais do que foi discutido no evento.

 

 

 

 

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
  • Edifício ION. SGAN 601, Bloco H, Sala 71/73, Térreo – Asa Norte, Brasília – DF CEP: 70.830-018

Subsede – “Endereço para correspondências”
  • Tribunal de Contas do Estado do Paraná – Praça Nossa Senhora de Salette – S/Nº – Centro Cívico – Curitiba – Paraná / PR – CEP 80530-910 Brasil

Rolar para cima