Ambra University concede título de Doutor Honoris Causa em Ciências Jurídicas ao Presidente do IRB

22 abril, 2025
Equipe Instituto Rui Barbosa

O Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima, foi agraciado com o título de Doctor of Science in Legal Studies, Honoris Causa (Doutor em Ciências Jurídicas, Honoris Causa), a mais alta honraria concedida pela Ambra University.

A cerimônia de outorga ocorreu nessa segunda-feira (21/04), durante a solenidade de abertura do “Ambra Conference 2025”, realizado entre os dias 21 e 23 de abril, em Orlando, Flórida. O evento conta com apoio institucional do IRB e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Durante a entrega da honraria, o Diretor Acadêmico da Ambra University, Professor Alfredo Freitas, destacou a expressiva trajetória acadêmica e profissional de Edilberto Pontes como Conselheiro do TCE-CE e Presidente do IRB. Ressaltou ainda suas relevantes contribuições ao campo jurídico e ao Controle Externo, por meio da publicação de livros, artigos, palestras e, especialmente, por seu papel como articulador institucional, promovendo o diálogo entre órgãos governamentais e instituições acadêmicas, no Brasil e no exterior.

“Recebo esse título com muito orgulho, mas, ao mesmo tempo, com o senso de responsabilidade ampliado. A partir de agora, meu compromisso com todos que fazem a Ambra, com a educação e com a pesquisa acadêmica torna-se ainda maior”, afirmou o Presidente do IRB.

A concessão do título foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Acadêmico da Ambra University em março deste ano. A instituição, sediada nos Estados Unidos, é licenciada pelo Departamento de Educação da Flórida e reconhecida por sua excelência acadêmica.

Edilberto Pontes compôs, ainda, o dispositivo de honra, na abertura do evento, ao lado do Presidente da Atricon, Conselheiro Edilson Silva; do Diretor Executivo da Ambra, Francisco Neto; do Diretor Acadêmico da Instituição, Professor Alfredo Freitas; e da Mestre em Resolução de Conflitos, Luciana Severo.

“No Instituto Rui Barbosa nós temos essa preocupação de viabilizar contínua interação entre o Sistema Tribunais de Contas brasileiro com os grandes centros de estudos e pesquisa no mundo. Nós estivemos recentemente na Universidade de Salamanca, inauguramos um centro permanente de estudos lá; na semana passada, em parceria com a Universidade de São Paulo, nós fizemos a solenidade de formatura de uma turma de MBA. E a Ambra é umas dessas instituições acadêmicas que muito nos orgulha de termos parceria firmada”, dest caou o Presidente do IRB em seu discurso.

A programação científica do Ambra Conference 2025 será iniciada com a palestra “Governança e Integridade nos Tribunais de Contas”, ministrada pelo Conselheiro Edilberto Pontes.