O Perfil Educacional do Gestor Público Municipal e a Eficiência da Gestão

Desenvolvimento Gerencial

O presente trabalho apresenta uma análise sobre a relação entre a qualificação educacional dos gestores públicos e o desempenho financeiro dos municípios do Estado de Mato Grosso. Fundamentado nas teorias do capital humano e dos recursos cognitivos, o estudo busca verificar se o perfil educacional do gestor público influencia a eficiência da gestão fiscal municipal. Utilizando abordagem quantitativa, o estudo analisa dados de 2015 a 2022, empregando análise de regressão com efeito aleatório para investigar a influência do grau de instrução dos gestores sobre o índice de eficiência de gestão fiscal. Os resultados indicam que gestores com maior qualificação educacional tendem a apresentar melhor desempenho na administração fiscal, refletindo em maior capacidade de gerar recursos financeiros para os municípios. O trabalho contribui para o entendimento das políticas educacionais e administrativas no contexto público, demonstrando a relevância da formação acadêmica dos gestores para a eficiência e eficácia da gestão municipal.

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Claiton Souza Cavalcante

Mestrando em Contabilidade. Membro do Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR) e da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis (AMACIC). Escritor. Servidor do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.