Os Auditores de Controle Externo brasileiros integrantes do Programa de Educação Profissional Continuada para as Instituições Supremas de Controle (PESA 2025) participaram, nesta terça-feira (3/6), do primeiro webinar promovido pela Iniciativa de Desenvolvimento da Organização Internacional de Instituições Superiores de Auditoria (IDI/INTOSAI). O encontro virtual teve como objetivo alinhar orientações gerais e reforçar diretrizes do programa internacional de certificação de Auditores do setor público, voltado às Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS).
Durante o webinar, Jade Quarrell, uma das responsáveis pelo programa no IDI, destacou a metodologia central do PESA, fundamentada no tripé Estudo, Avaliação e Reflexão (EAR). Essa abordagem visa garantir o desenvolvimento contínuo e contextualizado das competências dos Auditores, promovendo a aplicação prática dos conteúdos no ambiente de trabalho.
Na sequência, a Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Carolina Amorim, compartilhou sua experiência pessoal no programa, enfatizando a importância de estudar os módulos já atentos às perguntas de reflexão, preencher as atividades reflexivas ao final de cada etapa e manter encontros periódicos com os coachs. Segundo a Auditora, essas práticas fortalecem o aprendizado e facilitam a aplicação das competências adquiridas no contexto específico de cada Tribunal.
Ao final do encontro, Jade Quarrell reiterou as expectativas da equipe organizadora em relação aos participantes: foco no desenvolvimento individual, engajamento ativo na jornada de aprendizagem, abertura à reflexão e à curiosidade, aplicação prática dos conhecimentos, julgamento profissional, espírito colaborativo e postura ética.
Viabilizado pelo Instituto Rui Barbosa, por meio de suas Vice-Presidências de Relações Institucionais e de Auditoria, com a colaboração do Tribunal de Contas da União, o ciclo PESA 2025 conta com a participação de 62 Auditores de Controle Externo de 24 Tribunais de Contas de todo o Brasil.
Segundo o cronograma, os participantes têm até janeiro de 2026 para concluírem os estudos, avaliações e atividades reflexivas. A primeira oportunidade para realização dos exames de certificação está prevista para maio de 2026.