Bem-estar e o uso da Inteligência Artificial foram temas centrais do segundo dia do XIV Encontro Técnico de Gestão de Pessoas

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Comitê Técnico de Gestão de Pessoas, e o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) estão realizando, dos dias 19 a 21 de agosto, o XIV Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil. Nessa terça-feira (20/08), Membros e servidores do Sistema de Controle Externo brasileiro, além de especialistas na área, reuniram-se para debater temas como bem-estar, produtividade e o uso da Inteligência Artificial (IA), durante a programação do segundo dia do Encontro.

A primeira palestra, com o tema “Ser+Bem-Estar e Produtividade”, foi conduzida por Celina Joppert, certificada em Psicologia Positiva. A consultora e musicoterapeuta abordou esse campo da Psicologia compartilhando dados científicos sobre a relação entre produtividade e bem-estar. “A felicidade gera o sucesso e não o contrário. As pesquisas mostram que as pessoas felizes são 30% mais produtivas. Um cérebro mais positivo transforma a nossa vida. E precisamos colocar em prática esses dados que a ciência traz”, disse Celina, que convidou a plateia para momentos interativos, a partir dos quais trabalhou conceitos relacionados a gestão de pessoas e qualidade de vida.

Com a palestra “Desafios e Impactos do Uso da Inteligência Artificial (IA) na Gestão de Pessoas”, a psicóloga organizacional Denize Dutra abordou a evolução e os benefícios da IA na Gestão Pública, o impacto da IA na qualidade de vida, além das aplicações, perspectivas futuras e impactos positivos da IA na Gestão de Pessoas. “A inteligência artificial deve ser adotada estrategicamente nas tarefas da área de gestão de pessoas. É necessário o uso de uma abordagem holística, a atuação de uma equipe multidisciplinar e o equilíbrio entre o humano e a máquina, além do apoio das áreas específicas que cuidam de segurança cibernética”, disse a professora, que também reforçou a importância da ética na utilização das novas tecnologias.

Na parte da tarde, a palestra “Liderando Estrategicamente para Resultados de Pessoas e Negócios” foi proferida por Juliana Almeida, mentora de desenvolvimento de competências e liderança, psicologia organizacional e people analytics. Sobre o conceito em inglês, que pode ser traduzido como “análise de pessoas”, a palestrante explicou de que forma o processo de coleta e análise de dados voltado para a gestão de pessoas está atrelado a uma visão estratégica e a mudança cultural da instituição. “O objetivo de people analytics é mostrar que engajamento aumenta o desempenho e diminui o absenteísmo, que as pessoas adoecem menos quando se engajam. E por que elas engajam? Porque têm uma boa liderança e boas práticas de gestão de pessoas”, afirmou Juliana Almeida.

A última palestra desse segundo dia de programação abordou como temática a “Comunicação Assertiva”, e foi ministrada pelo especialista em liderança, comportamento humano e comunicação eficaz, Marco Tulio. O Doutor em Neurociências falou sobre mapas mentais individuais, perfis comportamentais, crenças, visão sistêmica de comunicação e linguagem não-verbal, além de ensinar estratégias e cuidados no uso das palavras durante conflitos. “Comunicação não é o que a gente fala, mas o que o outro entende. Por isso, é importante usarmos técnicas para criar e manter o rapport, ou seja, uma ligação de empatia com a outra pessoa”, pontuou o especialista, que também falou sobre a necessidade de gestores estabelecerem metas possíveis de serem alcançadas, feedback positivo e sensação de empoderamento para a equipe.

Na oportunidade, a Coordenadora do Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB e servidora do TCE-RJ, Sabrina Caetano, anunciou que a próxima edição do evento será na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. “Em nome do Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do Instituto Rui Barbosa, agradeço a presença de todos. E ano que vem tem mais Encontro Técnico, que já está consolidado no calendário dos Tribunais de Contas do Brasil”, celebrou.