Contando Saberes
Temática: Educação e Docência
Autor: Alessandra Mara Cornazzani Sales, Alexandre Martins dos Anjos, Fábio vargas Souza, Fabrícia de Oliveira, Gilson Piqueras Garcia, Henrique Lima Quites, Hylka Walleska Barbosa de Lima Caldas, Júlio Edstron S. Santos, Karina Camargos Coutinho, Luís Alexandre A. F. de Paula Pessoa, Maria Hilária de Sá Barreto, Maria Laura Chaves dos Reis, Marina Bressane Spinelli M. de Andrade, Moises Maciel, Naila Garcia Mourthé, Paulo Alcântara Saraiva Leão, Rafael Maia Pinto, Rosana Abutakka V. dos Anjos, Ruth da Silva Arruda Vilar, Sandro Trescastro Saraiva Leão, Severiano José Costandrade de Aguiar, Tatiana Martins Freire

Os Tribunais de Contas têm a clara missão constitucional de zelar pela Administração Pública, especialmente cabe-lhes, cuidar do bom uso dos recursos do erário, contribuindo dessa forma com a efetivação de políticas públicas e, consequentemente dos direitos e garantias essenciais dos cidadãos.

Para cumprir seu desiderato, as Cortes de Contas realizam, ainda, um constante monitoramento da Gestão Pública, aplicando atualíssimas tecnologias e perseguindo a excelência em suas atividades judicantes e fiscalizatórias.

Em sintonia com sua incumbência, os Tribunais de Contas implantaram escolas de contas e gestão, que desenvolvem constantemente as habilidades e competências de membros, servidores, jurisdicionados e da sociedade, para os desafios de uma Administração Pública à luz dos fundamentos do atual Estado Democrático de Direito.

As escolas de contas e gestão, portanto, são peças fundamentais para o desenvolvimento do Controle Externo e da própria continuidade da eficiência dos Tribunais de Contas, dada a implementação de uma cultura de educação continuada que valoriza a capacitação profissional e a sensibilização para os valores humanísticos.