Guia para o Teletrabalho
Temática: Gestão de Pessoas
Autor: Comitê de Gestão de Pessoas

O tema teletrabalho tem se mostrado de grande importância para o contexto social e para o desenvolvimento econômico dos países (Messenger, 2019). Os novos contornos e desenhos do trabalho, influenciados por fortes mudanças econômicas e sociais, exigem soluções para novos e antigos problemas.

A tecnologia tem se mostrado uma ferramenta importante na implementação do teletrabalho nas organizações. Porém, apesar da relevância das tecnologias de informação e de comunicação, outras questões podem e devem ter protagonismo nas discussões e debates sobre o tema. Mas como será a liderança no contexto remoto? O teletrabalho vai funcionar da mesma forma que operou durante a pandemia? Quais são as condições ideais para implementação? O que preciso saber antes de fazer essa opção?

Este guia tem como objetivo abrir caminhos para a discussão de temas relacionados ao teletrabalho que são críticos para a implementação de uma política que seja efetivamente bem-sucedida nas organizações.

Enfim… ainda temos muitas dúvidas em relação a esse assunto e, para esclarecê-las procuramos, com base no Guia inicialmente elaborado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal, reunir aqui as principais informações sobre essa nova forma de realizar o trabalho, além de trazer dicas e boas práticas que poderão auxiliá-los para o estabelecimento de uma rotina saudável e produtiva, caso opte pelo regime de teletrabalho.

A todos, boa leitura