O Diretor Técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), Bruno Quick, está entre os palestrantes confirmados do IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas (IX CICPP), que será realizado de 26 a 29 de maio de 2025, em Manaus-AM. A participação de Quick está programada para a manhã do dia 28 de maio, com a palestra “Bioeconomia – Um novo modelo de desenvolvimento e geração de valor”, sob a moderação da Conselheira Lilian Veloso, Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Corregedora do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).
Com larga experiência em políticas de apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento local, Bruno Quick apresentará uma visão estratégica sobre o potencial da bioeconomia como caminho para conciliar crescimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental, especialmente na região amazônica. Ele fará, ainda, uma abordagem de como a integração entre inovação, saberes tradicionais e uso responsável da biodiversidade pode gerar novas oportunidades para pequenos negócios e comunidades locais.
A bioeconomia será um dos temas do IX CICPP, que tem como eixo principal “Desenvolvimento e Controle: Políticas Públicas Descentralizadas e a COP 30”. O evento se propõe a aprofundar os debates sobre os desafios ambientais globais e o papel dos Tribunais de Contas e das Políticas Públicas descentralizadas na promoção de soluções sustentáveis.
Considerado um dos mais relevantes encontros da área de controle e fiscalização da Administração Pública no Brasil, o Congresso reunirá autoridades de todas as esferas de governo, representantes do Sistema de Controle Externo, especialistas e acadêmicos do Brasil e do exterior. A realização do evento ganha especial relevância em 2025, ano em que o Brasil será sede da COP 30, inserindo o país no centro das discussões internacionais sobre sustentabilidade.
O evento conta com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC-Sesc/Senac) e do Sebrae Nacional, e o apoio institucional dos Tribunais de Contas de Angola, Espanha e Portugal, da Escola de Contas Públicas do TCE-AM, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC), da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), do Instituto de Estudos Técnicos e Investigação da Argentina (IETeI) e do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP).
As inscrições para o IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas estão disponíveis e podem ser realizadas no link: https://ix.congressoirb.org.br/.