Boa prática do TCE-MG na área da gestão de pessoas é compartilhada em reunião do Comitê Técnico do IRB

Equipe Instituto Rui Barbosa

A experiência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) sobre a temática “Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT)” foi apresentada durante reunião do Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do Instituto Rui Barbosa (IRB), realizada nessa quarta-feira (24/04).

Os servidores da Corte de Contas mineira José Roberto, Neigmarcia e Leila Renault foram os responsáveis por conduzir a apresentação e dirimir as dúvidas dos participantes. Eles explicaram o conceito de DFT e de Mapa de Atribuições por Produto (MAP), as fases de aplicação do processo de DTF e os seus benefícios.

Ao concluir a apresentação, os servidores do TCE-MG defenderam que nem sempre se trata de número de servidores, mas de capacitação para melhorar o desempenho do servidor, e assim, aumentar a produtividade, ou até mesmo a criação de um plano de sucessão dos servidores que irão se aposentar.

Após o compartilhamento dessa boa prática, foi apresentado o relatório parcial da pesquisa que está sendo conduzida junto às Cortes de Contas de todo o país afim de se traçar um cenário real do quantitativo de servidores admitidos sem concurso público até cinco anos antes da promulgação da Constituição Federal de 1988.

A próxima reunião do Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB ficou agendada para o dia 08 de maio.