Carta do XVI EDUCONTAS propõe diretrizes para fortalecer a educação profissional nos Tribunais de Contas

11 novembro, 2025
Equipe Instituto Rui Barbosa

O XVI Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas) foi realizado nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, no Recife-PE, com o tema “Educação Profissional: medindo impactos, transformando cenários”. Promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional, o evento foi organizado localmente pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), através da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, reunindo Membros, Auditores de Controle Externo e servidores das Escolas de Contas de todo o país, e do Tribunal de Contas de Angola.

O encontro, marcado pelo compartilhamento de experiências e pela busca de inovação nas práticas pedagógicas e de capacitação, culminou na leitura e aprovação da “Carta do XVI EDUCONTAS”, documento que consolida diretrizes orientadoras para o fortalecimento das Escolas de Contas e da formação profissional no Sistema de Controle Externo.

Leia a Carta na íntegra. Clique AQUI.

Entre as principais propostas, a Carta destaca a importância de fortalecer o diálogo institucional e o consensualismo entre Tribunais de Contas, gestores e sociedade, aprimorar os controles horizontais em defesa da independência técnica e implantar programas estruturados de formação de lideranças. O texto também enfatiza a necessidade de valorizar boas práticas de educação profissional, incentivar o uso de tecnologias e plataformas digitais e implementar metodologias de avaliação de impacto que mensurem os resultados das capacitações e seu reflexo na gestão pública.

Outros pontos relevantes incluem o fortalecimento das Escolas de Contas como centros de transformação pública, a articulação interinstitucional para padronizar métodos formativos e a garantia de espaços de discussão sobre educação profissional nos Congressos Internacionais dos Tribunais de Contas, ampliando o intercâmbio global de boas práticas.

A Carta reafirma o compromisso do IRB com a excelência, a inovação e a eficiência na formação e no aperfeiçoamento das instituições de controle.