Chamada de Trabalhos Científicos para o II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas – “Os Tribunais de Contas e o Mundo em Transformação”

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Presidente, Conselheiro Ivan Bonilha, do Vice-Presidente de Ensino Pesquisa e Extensão Conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, do Presidente do Comitê Técnico de Gestão da Informação, Conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima, realizam a chamada de trabalhos para o II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas  com o tema : “Os Tribunais de Contas e o Mundo em Transformação”, que será realizado de forma híbrida em João Pessoa-PB, nos dias 09 a 12 de novembro de 2021, no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.

O Congresso Internacional dos Tribunais de Contas é resultado da união dos dois maiores eventos do Controle Externo: o VII Congresso Internacional de Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa – IRB e do XXXI Congresso dos Tribunais de Contas da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON.

O IRB tem como objetivo aprimorar as atividades exercidas nos tribunais de contas do país para o competente exercício de sua missão constitucional e o atingimento de suas metas institucionais. Trata-se de uma associação civil de estudos e pesquisas, responsável por realizar ações voltadas para capacitação, debates, seminários e congressos; apoiar e promover iniciativas que busquem a aprendizagem de novos modelos de políticas públicas; estimular a publicação de trabalhos, monografias, revistas, relacionados aos seus objetivos, além de reconhecer e premiar as boas práticas de governança.

Serão recebidos textos teóricos e estudos de caso inéditos, resultantes de pesquisas de campo quantitativas e qualitativas, além de experiências inovadoras sobre investigação científica, conforme definidos no edital 03/21 IRB  (acesse aqui) . Durante o Congresso serão realizadas palestras e promovidos debates com especialistas nacionais e internacionais em Controle Externo e Políticas Públicas. Para apresentação do trabalho no Congresso, será exigida a presença virtual de, pelo menos, um dos autores ou de seu representante, cuja inscrição deverá estar devidamente formalizada.

DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

. Os trabalhos para apresentação no Congresso devem preencher os seguintes requisitos:

a)    Experiência inovadora.

b)    Descrição detalhada e reflexão teórica acerca de uma experiência em andamento ou já realizada, organizada e documentada, referente ao tema central e/ou às linhas de pesquisa descritas no item 2.8. do Edital n. 03/21 IRB;

c)    Inscrição dos autores devidamente formalizada no II CITC (Congresso Internacional dos Tribunais de Contas), em breve o link do evento estará disponível no site do IRB;

d)    Os trabalhos, teóricos ou empíricos, para composição dos Anais do Congresso, devem se configurar com, pelo menos, um dos seguintes conteúdos relacionados abaixo:

·        Rumo a 2030 – Novos horizontes do desenvolvimento sustentável e a fiscalização dos Tribunais de Contas;

·        Os desafios à democracia e o papel dos Tribunais de Contas:

·        Modernização e aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas:

·        Independência dos TCs;

·        Auditoria e controle.

DO ENCAMINHAMENTO

O artigo, técnico e/ou científico, deverá ser encaminhado pelo(s) próprio(s) autor(es) para o SISTEMA OJS até o dia 30 de agosto de 2021, às 23h59min HORÁRIO DE BRASÍLIA;

Para o autor que ainda não possui o cadastro no Sistema de Submissões, deverá realizar o seu cadastro (clique aqui) para em seguida ter o ACESSO e  fazer a submissão do artigo no SISTEMA OJS

FIQUE ATENTO AO CRONOGRAMA:

·        Lançamento do edital com a chamada de trabalhos: 30 de julho de 2021.

·        Prazo para encaminhamento dos trabalhos: 30 de julho a 30 de agosto de 2021.

·        Período de análise dos trabalhos pelo IRB (envio aos avaliadores para emissão dos pareceres): 30 de agosto a 30 de setembro de 2021.

·        Divulgação dos trabalhos pré-aprovados no portal e comunicação ao(s) autor(es), pelo sistema OJS: 06 de outubro de 2021.

·        Divulgação das datas e horários de apresentação dos trabalhos no site do evento: 11 de outubro de 2021.

 

Endereços eletrônicos úteis:

a) trabalhos científicos  CADASTRO : https://publicacoes.irbcontas.org.br/index.php/tcirb/user/register

b) trabalhos científicos ACESSO após cadastrar-se : https://publicacoes.irbcontas.org.br/index.php/tcirb/login

c) trabalhos científicos SUBMISSÃO DO ARTIGO: https://publicacoes.irbcontas.org.br/index.php/tcirb/about/submissions

b) informações sobre o evento em : https://irbcontas.org.br/  

c) Site do evento : https://citc2021.com.br/citc2021

c) portal do IRB: www.irbcontas.org.br

 

MAIS INFORMAÇÕES:

e-mail: publicacoes@irbcontas.org.br

Saiba mais : Acesse o EDITAL n. 03/21 IRB