Comitê Técnico do IRB planeja ações de melhorias na gestão do conhecimento dos Tribunais de Contas

2 dezembro, 2024
Equipe Instituto Rui Barbosa

Estabelecer parcerias e desenvolver instrumentos que contribuam com a modernização e padronização dos processos e conhecimentos produzidos pelos Tribunais de Contas brasileiros são pilares que baseiam a atuação do Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento do Instituto Rui Barbosa (IRB). Em reunião realizada em Foz do Iguaçu-Paraná, no último dia 11 de novembro, e sob à presidência do Conselheiro Sebastião Helvecio, os integrantes do Comitê apresentaram um panorama das atividades realizadas durante o ano de 2024.

Visando a efetiva inclusão dos setores de arquivos e bibliotecas no Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), o Comitê apresentou uma proposta de mudança na formulação dos indicadores, as quais serão divulgadas no site institucional do IRB. O grupo compartilhou, ainda, a atualização do Tesauro de Contas Nacional, instrumento que busca sistematizar as jurisprudências das Cortes de Contas, melhorando a comunicação entre os Órgãos de Controle e com a sociedade, garantindo a coerência interna e segurança jurídica às decisões tomadas pelos Colegiados.

Iniciativas como o compartilhamento do “Sistema de Jurisprudência Selecionada” do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), e a formulação de um acordo de cooperação com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), para implementação do “Hipátia”, modelo de preservação para repositórios arquivísticos digitais confiáveis, serão deliberadas para aprovação nas próximas reuniões do Comitê.

O Comitê Técnico do IRB, para o ano de 2025, planeja publicar uma cartilha com reflexões, análises e diretrizes para melhoria das práticas de gestão do conhecimento no Sistema de Controle Externo. A renovação do acordo com Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), também integra o rol de ações planejadas para o próximo ano. O acordo com a ABNT proporciona aos Membros e servidores de todos os Tribunais de Contas brasileiros o acesso ao sistema digital multiusuário (ABNT Coleção) para disponibilização e gerenciamento de uma coleção com 350 Normas Técnicas Brasileira (NBR) e do Mercosul (NM).