Gestão da Informação

Comitê de Gestão da Informação e a Informação em tempo de crise

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Comitê Técnico de Gestão da Informação (IRB/CGI), presidido pelo Conselheiro Edilberto Pontes Lima (TCECE), numa ação conjunta com o Grupo de Bibliotecários dos Tribunais de Contas (Bibliocontas), ficou responsável pela atualização do hotsite do IRB. Este micro site, divulga e direciona para as ações e medidas adotadas pelas Cortes de Contas para enfrentamento da pandemia Covid-19, causada pelo coronavírus. Desta maneira, as medidas e ações referentes à atuação dos Tribunais de Contas, muito exigida neste período, encontram-se reunidas em repositório permanentemente atualizado pelo referido Comitê. Assim, o conhecimento é compartilhado e tanto jurisdicionados quanto a sociedade em geral, têm sua busca facilitada, podendo acompanhar, até que tudo volte à normalidade, a situação dos Tribunais. Estão disponibilizados normativos referentes a adoção de trabalho remoto, atendimento exclusivamente online em determinados períodos exigidos em lei, realização de sessões virtuais, canais de atendimento, capacitação intensiva voltada para aquisição em tempo de crise, entre outras informações.

Para acessar o repositório, via Google Drive, clique aqui aqui.

Sobre o Comitê de Gestão da Informação e o Bibliocontas

O Comitê de Gestão da Informação, instituído pela Portaria n. 11/2019, foi idealizado para subsidiar as atividades do IRB no tocante à sua produção científica:

  • Revista Técnica dos Tribunais de Contas: durante quatro anos, apresenta trabalhos de servidores dos tribunais de contas e pesquisadores da área de administração pública. Para o volume 5, a parceria IRB/GI/Bibliocontas, garante uma revisão e normalização bibliográfica adequadas.

  • Anais dos Congressos dos Tribunais de Contas: a realização do Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas é o evento de maior amplitude do IRB. A publicação dos artigos científicos nele apresentados, consolida esta capacitação.

Conheça os eventos anteriores realizados:

A atuação conjunta destas duas unidades (CTGI, Bilbiocontas) possibilitou o desenvolvimento de um produto, um Vocabulário voltado para o Controle Externo, o Tesauro de Contas Nacional (TCN).

Saiba mais sobre o Comitê de GI e do Bibliocontas, acessando as Portarias, Pautas e Atas das Reuniões Técnicas.

Acesse aqui a ata da Reunião do Comitê, realizada dia 9 de julho.