Conselheira Cristiana de Castro Moraes é reeleita Presidente do TCE-SP para 2026

Equipe Instituto Rui Barbosa

A Conselheira Cristiana de Castro Moraes, Vice-Presidente de Desenvolvimento e Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa (IRB), foi reeleita por unanimidade para presidir o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) no exercício de 2026. A votação ocorreu na manhã desta quarta-feira (10/12), no Auditório Nobre Professor José Luiz de Anhaia Mello, na Capital.

A nova Mesa Diretora do Tribunal contará ainda com o Conselheiro Dimas Ramalho na vice-presidência e com o Conselheiro Marco Aurélio Bertaiolli, Presidente do Comitê Técnico de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação dos Tribunais de Contas do IRB, como Corregedor da Casa. A composição evidencia o compromisso da Corte com avanços em governança, inovação e aperfeiçoamento das práticas de controle.

Em seu pronunciamento, a Presidente eleita destacou prioridades para a próxima gestão, ressaltando a relevância do corpo técnico e o papel institucional do Tribunal. “Eu reafirmo o compromisso com a valorização do corpo técnico desta casa, com a harmonia institucional, com o diálogo construtivo junto aos demais Poderes e com a sociedade, sempre preservando a autonomia que a Constituição nos confere”, afirmou.

Cristiana de Castro Moraes também agradeceu a confiança depositada pelos pares e conclamou o engajamento de todos os segmentos que integram o ecossistema de controle externo. “Eu agradeço mais uma vez a confiança em mim depositada e conclamo todos os Conselheiros, Ministério Público de Contas, Procuradoria da Fazenda do Estado, Conselheiros Substitutos, Auditores desta casa, jurisdicionados… conclamo todos a caminharmos juntos em 2026 para que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo continue sendo um instrumento efetivo de proteção do interesse público e de aprimoramento da gestão em benefício do cidadão paulista.”

A eleição da Conselheira reforça sua já expressiva contribuição ao Sistema de Controle Externo, especialmente no âmbito do IRB, onde atua na liderança de políticas públicas e na promoção de indicadores de gestão que fortalecem a atuação dos Tribunais de Contas em todo o país.