Com o objetivo de discutir os grandes desafios nacionais contemporâneos em temas relevantes, que vão além do Controle Externo stricto sensu, com a participação de personalidades de referência nacional e internacional, o Instituto Rui Barbosa (IRB) realiza o “Curso de Estudos Avançados do IRB”.
O curso foi idealizado pelo Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do IRB, e possui como coordenador acadêmico o Professor Doutor Ignácio Maria Poveda Velasco, Professor Titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), grande expoente do pensamento jurídico brasileiro, autor de inúmeros trabalhos de referência, e que já ocupou, entre outros cargos, a Superintendência de Assuntos Institucionais e a Procuradoria-Geral daquela importante universidade; a vice-coordenação do curso é conduzida pela Professora Doutora da USP, Ana Carla Bliacheriene.
Na manhã desta sexta-feira (26), na Sede do Instituto Serzedello Corrêa, Escola de Contas do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF, ocorreu o 8º Encontro do Curso de Estudos Avançados do IRB e contou com a participação de Conselheiros dos Tribunais de Contas de todo o Brasil.
O momento foi conduzido pelo Vice-Presidente de Auditoria e Presidente do Comitê Técnico de Auditoria do Setor Público do IRB, Conselheiro Inaldo da Paixão, do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA).
O Professor Elival da Silva Ramos, Chefe do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, foi o palestrante deste 8º encontro, discorrendo sobre o tema “Federalismo, centralização e descentralização: as vantagens de ser grande sem sufocar as preferências locais”.
Na oportunidade, o evento foi prestigiado pelo Vice-Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro Vital do Rêgo.
Próximos temas
O Curso de Estudos Avançados, possui como público-alvo os(as) Conselheiros(as) dos Tribunais de Contas de todo o Brasil, sendo composto por 10 encontros presenciais, conforme data previamente divulgada, totalizando 40 horas-aula, com certificação expedida pelo IRB em parceria com a USP.
Durante os próximos encontros serão abordados os temas: A questão demográfica e suas consequências econômicas e sociais; e Democracia, populismo, informação e desinformação: riscos e possibilidades.