Curso sobre Doutrina de Inteligência encerra com avaliação positiva

Equipe Instituto Rui Barbosa

Foi concluído, na última sexta-feira (7/11), o Curso “Doutrina de Inteligência para o Controle Externo e Referencial de Produção de Conhecimento”, realizada desde 03 de novembro, no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola de Contas do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF. Com a participação de 70 Auditores de Controle Externo e servidores de Tribunais de Contas de todo o Brasil, a capacitação, que foi uma realização do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e da Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo (InfoContas), teve foco no aprimoramento das práticas de controle e na produção de conhecimento estratégico.

O último dia da capacitação foi dedicado aos módulos “Coleta e Busca Eletrônica de Dados“e “Método de Análise de Tipologias e de Relacionamentos”. Com eles, os participantes puderam se aprofundar nas principais fontes e canais de informação para análises em nível operacional, incluindo fontes abertas, de acesso restrito e internalizadas, identificar a importância de bases de dados para análise de universos em níveis operacional e tático; e conhecer ferramentas adequadas para coleta e sistematização de dados.

A sexta-feira também capacitou os participantes a compreenderem o conceito de tipologia e suas aplicações, conhecer o método de análise de tipologias, assimilar o conceito de objeto de controle e desenvolver noções básicas sobre análise de relacionamentos, de modo a aprimorar a capacidade analítica e a aplicação prática desses conceitos nas atividades de inteligência e controle institucional.

 

Aprendizado

Com a conclusão da capacitação, participantes valorizaram a experiência obtida durante a semana. A Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ, Lenise Ferlin, ressaltou a importância de uma capacitação que aborda a Doutrina de Inteligência para o Controle Externo e o Referencial de Produção de Conhecimento, aprovados em 2024. “Este curso foi muito importante para manter uma unidade de conceitos, de valores dentro da Rede InfoContas. Foi uma experiência única e eu espero realmente que ela seja levada aos diversos outros auditores, diversos outros servidores que participam, que colaboram, que fazem parte dessa rede de inteligência a nível nacional”, avaliou.

No mesmo sentido, a Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), Luciana Guerra, parabenizou a organização da capacitação. “O curso foi totalmente voltado para a nossa realidade do dia a dia, com colegas extremamente capacitados, competentes, inteligentes, experientes e com instrutores muito qualificados. A gente sai daqui com muitas coisas novas na cabeça e agora precisamos colocar em prática para melhorar o nosso trabalho. Foi excelente!”, concluiu.

 

 

*Fonte: Atricon.