O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), no dia 25 de novembro, reelegeu por unanimidade, durante Sessão Extraordinária, os Conselheiros Herneus João De Nadal, José Nei Ascari e Adircélio de Moraes Ferreira Júnior para os cargos de Presidente, de Vice-Presidente e de Corregedor-Geral, respectivamente, para o biênio 2025-2027. O ato foi uma demonstração de entendimento e de harmonia entre todos os integrantes do Colegiado. A posse ocorrerá na primeira quinzena de fevereiro de 2025, em sessão especial.
O Conselheiro José Nei Ascari, reeleito Vice-Presidente do TCE catarinense, é Diretor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Rui Barbosa (IRB), assim como o Conselheiro Luiz Eduardo Cherem, Membro Titular do Conselho Fiscal do IRB, e que atuará como auxiliar do gabinete da presidência do TCE-SC, especialmente nas atividades relacionadas à atualização do Regimento Interno e da Lei Orgânica e do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas.
Durante a eleição, os Conselheiros Luiz Roberto Herbst e Wilson Wan-Dall também foram reconduzidos para a Comissão de Ética, que será presidida pelo Corregedor-Geral. A Comissão tem, entre os seus objetivos, o de tornar transparentes as regras éticas de conduta dos membros da Instituição, para que a sociedade possa aferir sua integridade e a lisura do processo das contas públicas.
“A história do Tribunal de Contas do Estado vem sendo construída por várias mãos ao longo dos últimos anos, em harmonia e união de esforços, por pessoas que têm em comum um único objetivo: contribuir para que as administrações públicas possam fazer mais com menos, para que o cidadão, o destinatário do esforço de todos nós, tenha serviços e obras de qualidade”, destacou o Conselheiro Herneus.