Planejamento Estratégico 2023-2027
Temática: Gestão Estratégica
Autor: Instituto Rui Barbosa

Mensagem do Presidente

Planejar os próximos passos, reavaliar o passado, corrigir rotas, enfatizar o que vem dando certo, identificar oportunidades e desafios é basicamente o que se propõe ao realizar o planejamento. Esse processo precisa ser priorizado em todas as instituições que querem se manter relevantes.

Com esse espírito, desenvolvemos o planejamento estratégico do Instituto Rui Barbosa, para o período de 2023-2027, mantendo a tradição de gestões anteriores. O trabalho contou com a coordenação do Comitê Técnico de Estudos e Sistematização da Administração Pública, presidido pelo Conselheiro Reginaldo Parnow e coordenado pelo Conselheiro Odilon Teixeira, com ampla participação de conselheiros e servidores de diversos Tribunais de Contas brasileiros, a quem somos muito gratos.

A construção desse projeto teve seu desenvolvimento a partir de reuniões iniciadas com a criação de um Grupo de Trabalho (GT3), com foco na definição de metodologias, ferramentas e estratégias que permitissem a contribuição coletiva dos Tribunais de Contas brasileiros, na condução do processo de estruturação e elaboração do documento, respeitando os interesses das Cortes de Contas e estando atento às especificidades da atuação da Diretoria, Comitês, Comissões e Equipe Técnica.

Para o alcance dos resultados esperados, foi necessário um olhar acurado e responsável para o papel do IRB, sua missão, visão e valores, analisando sua história e identificando a sua situação organizacional, visando desenvolver melhorias e prospectando cenários delineados em objetivos e metas que serão materializados no plano de ação integrado aos objetivos estratégicos do Instituto.

A importância do planejamento estratégico para o IRB, portanto, se estabelece a partir desta contribuição integrada dos Tribunais de Contas, visando ao direcionamento de suas ações para alcance dos resultados esperados, cumprindo o legado que nos foi confi ado com o olhar voltado para o futuro.

Edilberto Carlos Pontes Lima