EM BRASÍLIA IRB E ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS DÃO INÍCIO A REDE CAPACITA COMPRAS

Equipe Instituto Rui Barbosa

Com o foco nas Compras Públicas aconteceu reunião entre representantes de órgãos governamentais e o presidente, conselheiro do TCE-CE, Edilberto Pontes Lima e os vice-presidentes do Instituto Rui Barbosa, (IRB), nesta sexta-feira, (11/03), na sede em Brasília.

O encontro visou a formalização da Rede Capacita Compras com a promoção de ações colaborativas entre os parceiros sobre a temática de compras públicas e correlacionados. Além do IRB, fazem parte do projeto o Tribunal de Contas da União (TCU), a Secretaria de Estado e Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag/MG) e também a Secretaria de Estado e Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro (Seplag/RJ) e a Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD/PE). O Programa é uma estratégia para a produção e organização de conteúdo sobre o assunto e sua ampla divulgação em todo o país com o objetivo de capacitar a força de trabalho entre os entes e poderes da Administração Pública que atuam neste segmento.

Ao longo do segundo semestre de 2021, a iniciativa foi apresentada e discutida com diversos potenciais parceiros, tendo o IRB como um dos prováveis participantes da Rede. Para contribuir com as ações o Instituto Rui Barbosa disponibilizará a plataforma IRB Conhecimento, que conta, atualmente, com mais de 90 ações de capacitação na área de logística e compras públicas, de forma online e gratuita, oferecida por diversas instituições.

A intenção é ampliar os resultados positivos alcançados pelas Trilhas da Aprendizagem, iniciativa implementada pelo GT-Capacita Compras, composto pela Seplag de Minas Gerais, Fundação João Pinheiro (FJP) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemge). O GT atuou em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU).

A Rede Capacita Compras nasce do assentimento dos parceiros ao Termo de Adesão do Protocolo de Intenções. O documento traz todo o detalhamento das competências, composição e atribuições dos participantes. A assinatura do Protocolo de Intenções deve ocorrer este mês com ações já previstas neste primeiro semestre.Para os membros da Rede Capacita Compras ter o IRB, como um dos fundadores, é uma forma de atrair outras instituições interessadas na área, bem como o Instituto ajudará a qualificar as construções e debates sobre o desenvolvimento dos agentes públicos.

O engajamento com as Escolas de Contas dos Tribunais de Contas do Brasil e das Escolas de Governo serão fundamentais na divulgação das capacitações e conteúdo. O Portal do IRB será a plataforma integradora entre os membros da Rede, dando à divulgação das ações desenvolvidas.

Do Instituto Rui Barbosa, IRB, marcaram presença: o presidente, conselheiro do TCE-CE Edilberto Pontes Lima, o vice-presidente de relações institucionais, conselheiro do TCE-PR, Ivan Lelis Bonilha; o vice-presidente de desenvolvimento institucional, o conselheiro do TCE-AM, Mário Manoel Coelho de Mello; o vice-presidente de ensino, pesquisa e extensão, o conselheiro do TCE-MG, Sebastião Helvécio Ramos de Castro e também o vice-presidente de auditoria, o conselheiro do TCE-BA, Inaldo da Paixão Santos Araújo e ainda, a vice-presidente de desenvolvimento e políticas públicas, a conselheira do TCE-SP, Cristiana de Castro Moraes.

Também estiveram presentes: o subsecretário do Centro de Serviços Compartilhados, Rodrigo Ferreira Matias; a superintendente de Diretrizes e Inovação na Gestão Logística e Patrimonial, Virgínia Bracarense Lopes e o coordenador geral do Instituto Rui Barbosa, Juraci Muniz Júnior e a gerente supervisora, Izabelli Lima.