ENCCLA

ENCCLA recebe propostas de Ações para desenvolvimento em 2021

Instituições públicas, organizações da sociedade civil e instituições acadêmicas podem contribuir, até 30 de setembro, com propostas de ações para a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) de 2021

 

Está aberto o prazo para recebimento de propostas de Ações da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) para o ano de 2021.As propostas podem ser encaminhadas por instituições públicas, organizações da sociedade civil e instituições acadêmicas, por meio de formulário eletrônico disponível na página do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O objetivo é aumentar a participação social nas ações destinadas ao combate desses tipos de crime. O prazo para envio é até 30 de setembro.

A ENCCLA é a principal rede de articulação de diversos órgãos e entidades públicas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário – das esferas federal, estadual e, em alguns casos, municipal; além de Ministérios Públicos para a formulação de políticas públicas e soluções voltadas ao combate aos crimes de combate à corrupção e lavagem de dinheiro. Cabe à Secretaria Nacional de Justiça do MJSP, por intermédio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, exercer as atribuições de Secretaria-Executiva da Estratégia.

O trabalho é concretizado nas chamadas Ações, que são elaboradas e pactuadas anualmente pelos membros da ENCCLA. Para cada uma delas, cria-se um grupo de trabalho composto por vários órgãos e instituições, que se reunirão durante o ano para desenvolver um ou mais produtos definidos como resultado para a Ação.

Em 2020, 11 Ações estão em desenvolvimento e apresentarão seus produtos durante a XVIII Reunião Plenária da ENCCLA, que será realizada em dezembro de 2020. A Plenária também analisará e escolherá as Ações que serão desenvolvidas em 2021, a partir das propostas que serão recebidas. Desde sua criação, a ENCCLA já desenvolveu 300 Ações, tendo alcançado importantes resultados para o Estado brasileiro.

Conheça as Ações já desenvolvidas pela ENCCLA.

Como a sociedade pode participar?

Organizações da sociedade civil e instituições acadêmicas são convocadas a apresentar propostas que, após análise dos Grupos Técnicos (Combate à Corrupção e Prevenção à Lavagem de Dinheiro), poderão, se selecionadas, tornarem-se Ações a serem desenvolvidas pelos órgãos participantes da ENCCLA em 2021.

As propostas devem ser enviadas por formulário online.

Mais informações podem ser consultadas no site da ENCCLA: www.enccla.gov.br.

As propostas devem se enquadrar em um ou mais eixos de atuação e objetivos estratégicos da ENCCLA, a saber:

Quem pode enviar propostas:

1. Organizações da sociedade civil que, cumulativamente: a) não tenham fins lucrativos; b) estejam formalmente constituídas no Brasil há, pelo menos, três anos, certificados por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); c) tenham atuação específica no enfrentamento à corrupção e à lavagem de dinheiro.

2. Institutos de pesquisa ou instituições acadêmicas com especialistas no tema, que, cumulativamente: a) estejam formalmente constituídas no Brasil há, pelo menos, três anos, certificados por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); b) constem do diretório de instituições ou de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ); c) tenham linha de pesquisa sobre enfrentamento à corrupção e à lavagem de dinheiro.

Etapas da seleção:

  1. Apresentação da proposta (via formulário eletrônico);
  2. Pré-seleção (verificação dos critérios) pela Secretaria Executiva da ENCCLA;
  3. Apresentação das ideias pré-selecionadas pela entidade aos membros do Grupo Técnico composto pelas instituições que compõem o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da ENCCLA, em reunião em data a ser comunicada oportunamente;
  4. Seleção das propostas pelos grupos técnicos;
  5. Discussão das propostas selecionadas na XVIII Reunião Plenária da ENCCLA em dezembro de 2020

Vale ressaltar que, durante as etapas de seleção, as propostas recebidas poderão ser atreladas a outras sugestões ou serem adequadas para melhor atender aos objetivos estratégicos da ENCCLA. Além disso, a instituição proponente poderá ser consultada sobre o interesse de apresentar a proposta aos membros do GGI e da ENCCLA.

Para enviar proposta de Ação para ser desenvolvida em 2021, acesse o formulário e participe!

Fonte: Portal ENCCLA

IRB participa da Ação 10 da ENCCLA

A ação 10/2020 Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro-ENCCLA tem como foco a capacitação para fortalecera articulação e a colaboração entre o controle institucional e o controle social. Dentro disso, o Portal IRB Conhecimento é a plataforma de divulgação das ações de capacitação das Escolas de Contas dos Tribunais de Contas do Brasil e de Escolas de Governos e Instituições convidadas pela ENCCLA.Ação 10/2020

Em abril de 2020, na fase de homologação da plataforma, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON, o Tribunal de Contas da União – TCU e o Ministério Público do Trabalho – MPT, coordenadores da Ação 10/2020 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCCLA, considerando a natureza jurídica do IRB e as suas finalidades, indicaram o Portal de Cursos do IRB para ser a plataforma oficial da Ação 10/2020 da ENCCLA.

Considerando a identidade de objetivos, o IRB passou a participar como colaborador da Ação 10/2020 da ENCCLA e ampliou o projeto do Portal dos Cursos para oferecer, além das capacitações das Escolas de Contas, as capacitações das Escolas de Governo e de outras instituições convidadas pela ENCCLA, todas de caráter gratuito e virtual, destinadas ao público em geral, Tribunais de Contas e administração pública.

Tem interesse em atualizar seu conhecimento? Não perca tempo, confira as diversas ações de capacitações disponíveis em nosso Portal disponível aqui. 

Como solicitar a inclusão de ações de capacitação no Portal

Quer saber mais sobre como o seu Tribunal de Contas, Entidade de Controle Externo e Combate à corrupção, pode disponibilizar os seus cursos de capacitação no Portal IRB Conhecimento? Encaminhe um e-mail para comunicacao@irbcontas.org.br

 

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
Subsede – “Endereço para correspondências”
Rolar para cima