Equipe de Comunicação do IRB participa do lançamento da segunda etapa do Projeto Comunica

Equipe Instituto Rui Barbosa

Integrantes da Assessoria de Comunicação do Instituto Rui Barbosa (IRB) participaram, nessa segunda-feira (18/3), do lançamento da segunda etapa do “Projeto Comunica”, iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Comunica visa utilizar a comunicação pública como instrumento de transformação, educação e desenvolvimento social, qualificando as informações que são oferecidas à população e instruindo sobre os serviços públicos que são disponibilizados a esse público, a partir de estratégias de relacionamento institucional e treinamentos para assessorias de comunicação dos Tribunais de Contas de todo o país.

Desenvolvido pela FSB Comunicação, o Projeto conta com o engajamento das Assessorias de Comunicação de 25 Tribunais de Contas, do IRB, do Supremo Tribunal Federal (STF) e da ABCPública.

Na abertura do encontro on-line, que teve a participação de 50 assessores de comunicação, o Presidente da Atricon, Conselheiro Edilson Silva, destacou a relevância de estratégias de comunicação para os órgãos de controle. “O que os Tribunais de Contas fazem? Quais são os resultados do seu trabalho? Como podem influenciar no cotidiano das pessoas? As respostas a esses questionamentos devem estar presentes nas informações que são produzidas. Dar condições para que os cidadãos compreendam as informações disponibilizadas é um dos fatores que tornam possível o exercício da cidadania”, disse.

O encontro foi mediado pela Assessora da Vice-Presidência de Relações Político Institucionais da Atricon, Priscila Oliveira, e pela Diretora de Estratégia Digital da FSB, Daniela Pereira.  Na sequência, o jornalista, consultor e sócio da FSB Comunicação, Flávio Castro, abordou a necessidade de as instituições públicas estabelecerem estratégias de posicionamento perante a sociedade.  “As organizações precisam ter a consciência de que é preciso, cada vez mais, ocupar lugar no cenário da comunicação. Dessa forma, conseguem transmitir as suas mensagens e prestar contas das ações para mostrar a sua relevância à sociedade. Nesse processo, os Tribunais de Contas conseguem ser um grande aliado da sociedade em prol da moralidade e do bom uso dos recursos públicos, causas que são tão importantes para o desenvolvimento do nosso país”, disse ele.

Na primeira etapa do projeto, foi realizado um diagnóstico das unidades de comunicação dos tribunais por meio da aplicação de uma pesquisa pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI). O levantamento abordou questões envolvendo a atuação dessas unidades, a existência de política e de planos de comunicação, os recursos humanos, financeiros e de infraestrutura, entre outras. Os resultados da pesquisa foram apresentados durante a reunião pelo gerente do IPRI, André Jácomo.

No encerramento, o jornalista e sócio da FSB, Darse Júnior, enfatizou que para desenvolver um projeto nacional tão complexo como o Comunica é preciso ousadia. “Foram diversas reuniões e conversas até conseguirmos modular a metodologia do trabalho de forma a atender, em um curto espaço de tempo, questões essenciais que possam auxiliar as práticas de comunicação desenvolvidas pelos Tribunais de Contas”, disse.