Conferência Conjunta

IX Conferência Conjunta EUROSAI-OLACEFS será realizada virtualmente

Equipe Instituto Rui Barbosa

9ª Conferência Conjunta EUROSAI e OLACEFS tratará sobre Pandemia COVID-19: uma oportunidade única para as Entidades Fiscalizadoras Superiores destacarem o impacto de suas atividades

 

Os Conselhos Diretivos EUROSAI e OLACEFS aceitaram, por unanimidade a recomendação do Gabinete de Auditoria Nacional, de que a próxima 9ª Conferência Conjunta EUROSAI-OLACEFS – organizada pela ONA – seja realizada online entre 9 e 11 de setembro de 2020.

Em estreita cooperação com as organizações regionais da EUROSAI e OLACEFS, a Auditoria preparou um anteprojeto do programa e está atualmente trabalhando para criar as condições técnicas adequadas, ajustar todos os detalhes do programa profissional e desenvolver outras condições e soluções exigidas pelas conferências online com um grande número de participantes.

O slogan do evento é “Pandemia COVID-19: uma oportunidade única para as Entidades Fiscalizadoras Superiores destacarem o impacto de suas atividades”, um tema que garante à conferência atualidade e relevância, oferecendo assim uma premissa interessante para discussões e intercâmbios profissionais aprofundados, animados e valiosos.

O papel dos Tribunais de Contas – especialmente quando a saúde, a prevenção e a vida humana estão no centro – e o impacto real de suas atividades está se tornando uma questão extremamente delicada, e cada uma das Entidades Fiscalizadoras Superiores está em busca de respostas às respectivas questões. Independentemente da nacionalidade e localização geográfica, devemos todos nos adaptar às novas circunstâncias e devemos nos reposicionar, mesmo se a situação for incerta – esta é uma causa comum que, esperançosamente, levará a consultas frutíferas e nova cooperação entre os Tribunais de Contas participantes.

A Conferência Conjunta realizada online terá duração de três dias, e durante a organização também será consideradas as diferenças de tempo entre as regiões. O primeiro dia começará com uma conferência inaugural, onde o Presidente da EUROSAI, Seyit Ahmet Baş, o Presidente da OLACEFS, Nelson Eduardo Shack Yalta, e o Presidente do Gabinete de Auditoria Nacional, László Domokos darão as boas-vindas aos participantes. Em seguida, a sessão plenária começará, com quatro apresentações envolventes, seguidas por uma seção de ‘perguntas e respostas’. No segundo dia, decorrerão mesas redondas e workshops profissionais, caracterizados por um maior grau de interatividade, aproximando os participantes da conferência de uma forma muito mais ativa. Para que todos possam participar, mesmo nos diferentes workshops consecutivos, dobramos os oito workshops profissionais planejados para que o trabalho em grupo adicional possa ser realizado no terceiro dia da conferência online. O terceiro e último dia terminará também com uma sessão plenária, durante a qual serão apresentadas as conclusões do trabalho do grupo, e María José de la Fuente y de la Calle, Secretário-Geral da EUROSAI, Jorge Bermúdez Soto, Secretário-Geral da OLACEFS, e Um representante da ONA se despedirá dos participantes.

Além do programa profissional, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre as tradições, gastronomia e cultura da Hungria por meio de programas culturais virtuais. Os programas e-culturais representam uma nova tendência e têm como principal objetivo aproximar os participantes do evento da vida quotidiana e dos valores culturais básicos do seu anfitrião, os húngaros.

Para mais informações, acesse aqui.