Live apresentação do Resultado Geral Nacional da Pesquisa sobre Teletrabalho

Ofício Circular Conjunto nº 2/2021 – CNPTC/CTGP-IRB      26 de abril de 2021.

Excelentíssimos(as) Senhores(as)

Presidentes de Tribunais de Contas

Assunto: Convite para Live – Apresentação do Resultado Geral Nacional da Pesquisa sobre Teletrabalho, Relatório e indicação de servidor para Grupo de Trabalho.

Senhor(a) Presidente,

Convidamos Vossa Excelência, membros do Tribunal e do Ministério Público de Contas e respectivos servidores a participarem da Live de apresentação do Resultado Geral Nacional da Pesquisa sobre Teletrabalho, que acontecerá no dia 13 de maio de 2021, às 14h00, horário de Brasília.

A reunião fará uso da ferramenta Zoom, cujo link será encaminhado após a vossa confirmação de presença pelo e-mail do CNPTC (presidência.cnptc@tcm.go.gov.br).

Também será veiculada pelo canal do Youtube do CNPTC (https://www.youtube.com/cnptc).

Encaminhamos, ainda, o relatório geral nacional consolidado referente à Pesquisa para Subsidiar a Elaboração de Propostas de Diretrizes para a Modalidade de Teletrabalho, realizada no período de 8 a 14 de março corrente, por meio do Google Forms, salientando que, em breve, será enviado o resultado individual do vosso Tribunal.

A pesquisa resultou de iniciativa dos integrantes do Comitê de Gestão de Pessoas, vinculado ao IRB e coordenada pela Escola de Contas Públicas do Tribunal do Estado do Espírito Santo.

A pesquisa apresentou 83 perguntas, para as quais 7.555 servidores ativos e/ou com algum vínculo de trabalho com os tribunais, de um total de 20.413[1], apresentaram respostas, compondo uma amostra substancial de 37% do total da população.

Trinta e dois Tribunais de Contas aderiram à iniciativa, representando 97% da totalidade das cinco regiões do País. Apenas um tribunal deixou de participar.

A robustez da amostra assegura que os resultados apresentam um nível de confiança de 99% e erro amostral de 5%, considerado excelente para análise de dados estatísticos.

Para que pudessem ser avaliados em relação ao período de ocorrência da Pandemia da Covid–19, os resultados foram agrupados em antes, durante e após a Pandemia. Os dados referentes ao perfil dos respondentes figuram no grupo Sobre os Respondentes.

Os dados consolidados no relatório permitem assegurar que a maioria é favorável à modalidade de teletrabalho, que segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) “… é definido pelo uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC), tais como smartphones, tablets, computadores portáteis e de secretária, (Eurofound e OIT, 2017), no trabalho que é realizado fora das instalações da entidade empregadora”.[2]

Pondera-se que, apesar de todas as vantagens e interesses apontados pelos respondentes sobre o teletrabalho, é necessário ter infraestrutura adequada, acesso a recursos tecnológicos, acompanhamento assíduo dos gestores e ampliação de oferta de capacitação na modalidade à distância. Esses são alguns indicativos apontados pelos servidores respondentes.

A pesquisa também contribui com dados sobre as competências técnicas e gerenciais que precisam ser desenvolvidas e sinaliza o comportamento emocional do grupo de respondentes durante a pandemia.

O relatório é rico em dados sobre o objeto da pesquisa “teletrabalho”, e acreditamos que contribuirá para subsidiar a elaboração de propostas de diretrizes para essa modalidade de trabalho.

Agrademos pelo empenho na divulgação ao seu respectivo Tribunal de Contas assim como pela participação dos servidores que responderam à pesquisa, o que permitiu alcançarmos bons resultados.

Contamos com vossa participação, divulgação da Live entre os membros do Tribunal, do Ministério Público de Contas e respectivos servidores, incentivando-os a dela participarem.

Solicitamos, por fim, caso haja interesse, a indicação de um servidor para compor o grupo de trabalho que procederá à elaboração do Documento Nacional sobre Teletrabalho.

[1] A ATRICON informou que os Tribunais de Contas das unidades da federação somam 20.413 servidores.
[2] Organização Internacional do Trabalho. Teletrabalho durante e após a pandemia da COVID-19: Guia prático. Bureau Internacional do Trabalho. Genebra: jul 2020, pág. 6. Disponível em http://www.ilo.org/brasilia/publicacoes/WCMS_772593/lang–pt/index.htm.  Acesso em 23/4/2021.

Data

13 maio 2021

Horário

14:00

Mais Informações

assista aqui
On-line

Localização

On-line
Realização via Web
assista aqui

Próximo Evento

QR Code
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
Subsede – “Endereço para correspondências”
Rolar para cima