Tardes do Conhecimento: “O processo de auditoria no setor público” e “Auditoria baseada em riscos”

O processo de auditoria no setor público – Tiago Modesto TCU
Auditoria baseada em riscos – Antônio A. Carvalho TCU

O projeto “Tardes de Conhecimento” é uma iniciativa da Diretoria de Desenvolvimento Profissional (DDP) da Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (AudTCMSP). O seu principal objetivo é fomentar a busca pelo aprimoramento por parte dos próprios Auditores do TCMSP, mediante a realização de palestras que os sensibilizem nesse sentido, tomando por base o “Programa de Formação de Auditores” entregue à Escola de Contas do TCMSP em fevereiro de 2020.

No “Programa de Formação de Auditores” foram previstos 35 cursos desdobrados em 3 pilares: processo de auditoria; data anlytics; e critérios específicos. O projeto “Tardes do Conhecimento” se concentra no primeiro pilar, comum a todo o corpo funcional responsável pela instrução processual no âmbito do controle externo paulistano.

O projeto “Tardes de Conhecimento” reside na realização de duas palestras on line com duração de até 1h30 cada, ofertadas em uma tarde da semana. Inicialmente, propõe-se que o evento ocorra de forma quinzenal e, a depender da participação e avaliação dos auditores, o evento pode ser estruturado para ocorrer de forma semanal, observada a capacidade de capilarização de instrutores e a agenda institucional da Escola de Contas do TCMSP, uma vez que a logística necessariamente deverá ser viabilizada por esta.

Com isso, almeja-se que, durante o período de confinamento decorrente da pandemia da Covid-19, os Auditores de Controle Externo do TCMSP sejam estimulados a buscarem, por iniciativa própria, a reciclagem de conhecimentos, por meio de estudo das NBASP, pesquisas de trabalhos de excelência realizados por outras Cortes de Contas, produção de artigos etc, já que as palestras terão o propósito de induzir a capacitação sobre temas de relevante importância no contexto do desenvolvimento metodológico do processo de auditoria.

Ressalva-se que a presente iniciativa não afasta a necessidade de promoção do “Programa de Formação de Auditores” na sua plenitude, de forma presencial, quando da volta à normalidade após superados os desafios ocasionados pelo surto epidemiológico da Covid-19. Na realidade, trata-se de ação complementar, prévia à materialização do programa de formação como um todo, direcionado à conscientização dos profissionais de auditoria quanto à necessidade de permanente aprendizado e aprimoramento à luz da adoção das normas internacionais de auditoria e aos desafios atuais do controle externo brasileiro.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: https://escoladecontas.tcm.sp.gov.br/palestras/evento/1197/-/tardes-do-conhecimento-o-processo-de-auditoria-no-setor-publico-e-auditoria-baseada-em-riscos

O evento será transmitido online em youtube.com/escoladecontastcmsp

Data

16 junho 2020
Expired!

Tempo

14:30 - 17:30

Mais Informações

Inscrições
On-line

Localização

On-line
Realização via Web
Inscrições

Próximo Evento

QR Code
Rolar para cima