Filme que narra o legado histórico de vida de Ruy Barbosa é lançando em Salvador-BA

Equipe Instituto Rui Barbosa

Um público formado por políticos, jornalistas, intelectuais, profissionais do meio cultural e artístico, além de representantes de diversas instituições, lotou duas salas do cinema Glauber Rocha, no centro de Salvador-BA, para assistir, na noite dessa segunda-feira (4/3), à exibição de lançamento do filme “A voz de Ruy – O arquiteto da República”.

A película pode ser descrita como uma verdadeira aula de história, em que o personagem principal marca o brilhantismo da sua existência com atuações memoráveis durante a Monarquia e na Primeira República. O audiovisual traz ainda depoimentos de estudiosos que mergulharam nas biografias do Águia de Haia.

Em uma hora e meia de documentário, os espectadores conheceram diversos episódios sobre Ruy Barbosa, desde a faceta do aluno prodígio do Ginásio da Bahia, até seu desempenho como operador do direito. Mais adiante, o filme mostra o trabalho de Ruy como um dos precursores do abolicionismo, mentor da reforma do ensino, coautor da Constituição Brasileira, criador dos Tribunais de Contas, defensor da igualdade entre as nações e do federalismo, dentre outras vertentes de seu pensamento e ideário. Com a firmeza de suas convicções, posicionou-se contra o militarismo, no comando das nações, defendendo o poder civil e o modelo de República com democracia através dos três poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo.

O Vice-Presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Membro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, representou a presidência da Entidade durante à avant premier do filme.

Presidente do Comitê Técnico de Auditoria do Setor Público do IRB, Inaldo Araújo pontuou que o filme é uma coroação de várias estrelas, que são as instituições parceiras dos eventos pelos 100 anos de falecimento ao célebre jurista baiano.

“Há mais ou menos dois anos, as instituições parceiras entenderam que precisavam trazer à tona a memória de Ruy Barbosa. E ainda celebrar o centenário do seu passamento, demonstrando a importância deste baiano para o Brasil e para o mundo. E então o Tribunal de Justiça da Bahia, os Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios, a Associação Bahiana de Imprensa, a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia e o Instituto Rui Barbosa assumiram o compromisso de trazer a público a memória da vida de Ruy Barbosa. Como grande contribuição, o nosso Tribunal de Contas (TCE-BA) lançou a revista em quadrinhos Ruy, do Sonho à Realidade. O filme é grandioso como a vida do personagem que o inspirou. Estou certo de que será um valioso documento para que professores, estudantes e a sociedade em geral conheça o exemplo de existência de uma personalidade que, acima de tudo, lutou pelo florescimento dos ideais republicanos”, explicou.

Um dos integrantes da comissão organizadora das celebrações pelos 100 anos de falecimento de Ruy Barbosa, o Diretor-Presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), jornalista Ernesto Marques, explicou que o filme coroa uma fase importante entre todas as ações que marcaram os eventos dedicados à memória do Águia de Haia por representar um documento que servirá de material de pesquisa para a comunidade estudantil.

“Este filme é uma etapa muito importante entre todos os trabalhos que foram realizados em torno do centenário de falecimento de Ruy Barbosa. Há mais de dois anos, quando nós reunimos a comissão organizadora, nós previmos várias ações e o filme foi uma das mais importantes. É uma enorme alegria ver o filme concluído. Temos de reconhecer a garra das produtoras, que compraram a ideia e foram à luta para viabilizar financeiramente o projeto. Fora a grandiosidade da obra, que será muito utilizado por estudantes e estudiosos de diversas áreas, o filme dá um impulso precioso para a Casa da Palavra, que pereniza essa intenção nossa de preservar a memória de Ruy”, considerou Ernesto Marques.

O filme tem o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio das Secretarias da Cultura e da Fazenda, através do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural-Fazcultura e ACELENÉ uma produção da DPE Entretenimento e Giros Filmes, com apoio da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), uma das instituições dedicadas a preservar a memória de Ruy no estado, por meio da Casa da Palavra Ruy Barbosa e seus acervos raros. O apoio para o lançamento foi realizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), OAB/BA e Sebrae.