GESTÃO PÚBLICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS FOI TEMA DE SEMINÁRIO REALIZADO PELO TRIBUNAL DE CONTAS DO AMAZONAS (TCE-AM) EM PARCERIA COM INSTITUTO RUI BARBOSA (IRB)

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e sua Escola de Contas Públicas, em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), realizaram nessa segunda-feira (06/06), o seminário “Gestão Pública de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades”, iniciativa que marca as comemorações alusivas à Semana do Meio Ambiente, visando compartilhar conhecimentos e experiências de como os órgãos públicos devem proceder em relação ao manejo de resíduos sólidos.

Mesa de honra

A mesa de honra do evento foi composta pelas seguintes autoridades que prestigiaram o evento: Conselheiro Érico Desterro, Presidente do TCE-AM; Conselheira Yara Lins dos Santos, Vice-Presidente do TCE-AM; João Barroso, Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC); Raquel Said, Secretária do Meio Ambiente do Amazonas; Antônio Ademir Stroski, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Manaus; Rholden Botelho Queiroz, Conselheiro do TCE Ceará; André Zogahib, Reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Therezinha Fraxe, vice-reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Telma Maria Teixeira da Silva, Gerente de Projetos da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação e Cultura; e Joana Cardoso Alves, representante da Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas.

O Instituto Rui Barbosa foi representado no evento pelo Conselheiro Mario Manoel Coelho de Mello, Membro da Diretoria do IRB e Coordenador-Geral da Escola de Contas do TCE-AM.

Ao saudar os presentes, o Conselheiro Érico Desterro, destacou a relevância do momento: “desejo que o evento de hoje não marque só essa semana recheada de datas comemorativas, mas que seja uma oportunidade de reflexão sobre o que estamos fazendo e o que podemos fazer para manter vivo o nosso planeta e vivas as esperanças de um futuro melhor para as novas gerações”, ressaltou o Conselheiro.

Homenagem

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis – Nova Recicla, fundada em 2014 e que atua em parceria com o TCE-AM na reciclagem de objetos descartados pela Corte de Contas, dando um destino sustentável a eles, foi homenageada durante o seminário. Representaram a Associação o casal de catadores Iza Maria Cardoso e Valci Carvalho Ramos.

Programação

A programação do seminário, que contou com mais de 300 participantes presenciais, e com transmissão pelas redes sociais do TCE-AM, teve início com a palestra do consultor ambiental, Ex-Deputado Federal, advogado e ambientalista, o Professor Doutor Fábio Feldmann. Em sua apresentação, foi explanada uma análise ampla das principais conferências do clima, desde os anos de 1970, até os atuais.

A segunda palestra do dia foi realizada pelos Professores Doutores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Antônio Mesquita e Valdete Araújo dos Santos, com o tema: A Perspectiva Futura dos Resíduos Sólidos no Amazonas. Na oportunidade, ocorreu, também, o lançamento do livro “Resíduos Sólidos – Municípios do Estado do Amazonas”, desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas e da Universidade Federal do Amazonas. O livro engloba auditorias ambientais realizadas pelo Tribunal de Contas amazonense.

O seminário foi encerrado com apresentação da palestra “O Novo Marco do Saneamento Básico e seus Impactos nas Metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Amazonas”, proferida pelos Professores Doutores da Universidade Federal do Amazonas, Carlos Edwar de Carvalho Freitas e Rodrigo Couto Alves. A palestra teve como moderador o procurador de contas do MPC-AM, Ruy Marcelo de Mendonça, atuante no controle ambiental amazonense.

O vídeo do seminário está disponível na íntegra no canal do TCE-AM, no YouTube. (Clique e assista).