Na última quinta-feira (27/11), o Grupo de Trabalho do Comitê Técnico de Segurança Pública do Instituto Rui Barbosa (IRB), responsável pela Auditoria Nacional Coordenada sobre a governança estadual e distrital das transferências legais do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), realizou reunião técnica para finalizar a matriz de planejamento do trabalho.
Participaram do encontro os Auditores de Controle Externo David Araújo, do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF); Jessika Costa, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA); Lívia Ribeiro, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI); e Marcelo Pereira, do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). Durante a reunião, foram pactuadas as questões de Auditoria, definidos os procedimentos a serem executados, ajustado o cronograma e consolidados os demais elementos necessários para a etapa de planejamento, em conformidade com as Normas Brasileiras de Auditoria Aplicadas ao Setor Público (NBASP).
A matriz de planejamento será apresentada no IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, que ocorrerá entre 2 e 5 de dezembro, em Florianópolis-SC. Na ocasião, os Tribunais de Contas do país terão uma nova oportunidade para aderir ao trabalho, que integra o Plano Anual de Trabalho (PAT) da Rede Integrar para 2026.
A execução da Auditoria, bem como a entrega do sumário executivo e de um painel com dados nacionais consolidados, está prevista para o próximo ano.