Homologação ELEIÇÕES IRB no II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas

Após um processo eleitoral que começou em outubro com a publicação da Portaria 18/21, o IRB homologou a escolha de seu novo Presidente: o Conselheiro Edilberto Pontes Lima

Aos doze dias do mês de novembro de dois mil e vinte e um, às doze horas, no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, na Rua Prof. Geraldo Von Sohsten, 147, Jaguaribe, João Pessoa, Estado da Paraíba, durante o II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (II CITC), que congregou o VII Congresso Internacional de Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa (IRB) e o XXXI Congresso dos Tribunais de Contas da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil da (ATRICON), reuniram-se associados, membros da Diretoria do Instituto Rui Barbosa (IRB) e presidentes dos Comitês Temáticos, convocados nos termos do ofício nº. 198, de 26 de outubro de 2021, e, por meio de publicações no sítio eletrônico do IRB, https://irbcontas.org.br/documento/eleicoes/#164-2047-bienio-2022-2023, em Assembleia Geral Ordinária. O Vice Presidente de Relações Institucionais do IRB, SEBASTIÃO HELVECIO RAMOS DE CASTRO declarou aberta a Assembleia Geral do IRB para eleição, aprovação das alterações na NBASP P 50; aprovação da inclusão das traduções das normas GUID 3910 e 3920 às NBASP; e autorização para renovações contratuais em 2022. Depois de constatada a presença dos membros titulares, por si ou representados,  agradeceu o empenho de todos em comparecer, em especial aos Presidentes dos Tribunais de Contas, na eleição para composição da Diretoria e do Conselho Fiscal do IRB, biênio 2022/2023.

Após, nos termos regulamentares, em observância ao disposto na Portaria/IRB nº 18/2021, mencionou o Parecer da Comissão Eleitoral  composta pelo Presidente Conselheiro IVENS ZSCHOERPER LINHARES (TCE/PR), e pelos Conselheiros FRANCISCO DE SOUZA ANDRADE NETTO (TCM/BA), MANOEL PIRES DOS SANTOS (TCE/TO), MARCO PEIXOTO (TCE/RS) e WANDERLEY ÁVILA (TCE/MG), para o início dos trabalhos. Paralelamente, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (ATRICON), Conselheiro FÁBIO TÚLIO FILGUEIRAS NOGUEIRA, convocou o Presidente da Comissão Eleitoral da ATRICON, Conselheiro ANDRÉ CARLO TORRES PONTES (TCE/PB), para conduzir os trabalhos relativos à eleição.

O Conselheiro ANDRÉ CARLO TORRES PONTES esclareceu que, dentro do prazo legal, foi apresentada chapa única para concorrer ao pleito, com os candidatos a seguir nomeados:

EDILBERTO CARLOS PONTES LIMA (TCE-CE)
Presidente
IVAN LELIS BONILHA (TCE-PR)
Vice-Presidente de Relações Institucionais
MARIO MANOEL COELHO DE MELLO (TCEAM)
Vice-Presidente de Desenvolvimento Institucional
SEBASTIÃO HELVECIO RAMOS DE CASTRO (TCE-MG)
Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão
INALDO DA PAIXÃO SANTOS ARAÚJO (TCE-BA)
Vice-Presidente de Auditoria
CRISTIANA DE CASTRO MORAES (TCE-SP)
Vice-Presidente de Desenvolvimento e Políticas Públicas
ALGIR LORENZON (TCE-RS)
Primeiro Secretário
FABRÍCIO MACEDO MOTTA (TCM-GO)
Segundo Secretário
SEVERIANO JOSÉ COSTANDRADE DE AGUIAR (TCE-TO)
Tesoureiro

SUPLENTES:
DOMINGOS AUGUSTO TAUFNER (TCE-ES);
NALUH MARIA LIMA GOUVEIA (TCE-AC);
LILIAN DE ALMEIDA VELOSO NUNES MARTINS (TCE-PI);
FELIPE GALVÃO PUCCIONI (TCM-RJ);
ROSA EGÍDIA CRISPINO CALHEIROS LOPES (TCE PA).

Conselho fiscal:
JOSÉ VALDOMIRO TÁVORA DE CASTRO JÚNIOR (TCE-CE);
MARIA ELIZABETH CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (TCE-AP);
CELMAR RECH (TCE-GO);
LUIS EDUARDO CHEREM (TCE-SC);
CARLOS THOMPSON COSTA FERNANDES (TCE-RN).

Suplentes:
FERNANDO RIBEIRO TOLEDO (TCE-AL);
ESTILAC MARTINS RODRIGUES XAVIER (TCE-RS);
CILENE LAGO SALOMÃO (TCE-RR);
INÁCIO MAGALHÃES FILHO (TC-DF);
PATRÍCIA LÚCIA MENDES SABOYA (TCE-CE).

A seguir, conduziu a votação por aclamação uma vez que a chapa apresentada era única, sendo declarada a vitória da chapa presidida pelo Conselheiro EDILBERTO CARLOS PONTES LIMA (TCE-CE), com todos os votos válidos favoráveis. bem como os temas demais votados aprovados.

Assim, foi homologado o resultado oficial da eleição Diretoria e do Conselho Fiscal do IRB, biênio 2022/2023, decidindo-se que a data para posse dos eleitos será definida em consenso entre os pares.

Acesse o link com a fala do Conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima.

 

O Presidente eleito, Conselheiro EDILBERTO CARLOS PONTES LIMA proferiu algumas palavras de agradecimento com perspectivas de uma gestão participativa e atuante.

“Temos um grande trabalho. O IRB é a casa que produz conhecimento, que dissemina conhecimento. Assumo sem orgulho, mas também sem covardia. Teremos Muito diálogo, pois o IRB é dos TCs. As agendas são ricas e teremos muitas ações pra desenvolver. “ Edilberto Pontes – presidente eleito do IRB.

Não havendo mais nada a deliberar, o Vice-Presidente SEBASTIÃO HELVÉCIO RAMOS DE CASTRO encerrou os trabalhos da Assembleia Geral Ordinária e da reunião da Diretoria do IRB, cuja ata vai por mim assinada, secretária ad hoc, Crislayne Cavalcante de Moraes, e pelo Vice-Presidente Conselheiro SEBASTIÃO HELVÉCIO RAMOS DE CASTRO.

Para a gestão do próximo biênio 22/23, a chapa encabeçada pelo Conselheiro do TCECE foi eleita por unanimidade por todos os Tribunais de Contas do Brasil.

Conheça a chapa eleita: chapa eleita

Facebook
Twitter
WhatsApp
Rolar para cima