O 3º Encontro Nacional de Auditoria Financeira dos Tribunais de Contas do Brasil (ENAF-TC), promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), será realizado nos dias 7 e 8 de julho de 2025, na sede do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), em Salvador-BA.
Com o tema central “O presente e o futuro da Auditoria Financeira nos Tribunais de Contas do Brasil”, o evento tem como objetivo aprofundar discussões sobre a institucionalização do processo de Auditoria Financeira nos Tribunais de Contas. A programação contará com painéis e debates que abordarão cases de sucesso na aplicação de técnicas de Auditoria, bem como as tendências nacionais e internacionais, incluindo aspectos processuais e mudanças nos critérios de análise baseados nas IPSAS, convergidas no Brasil pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
O ENAF-TC conta o patrocínio da Companhia de Gás da Bahia (BahiaGás) e da Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A. (Desenbahia) e o apoio institucional do Banco Mundial, Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).
Informamos que as inscrições presenciais para o evento estão encerradas.
Programação
07 de julho
9h
Welcome Coffee
9h30
Solenidade de abertura
10h
Palestra: Os novos horizontes da supervisão financeira: tecnologia, regulação e inovação.
Palestrante:
Ailton de Aquino (BCB)
11h15
Palestra: Resultados do MMDTC – Ciclo 2024 (QATC 12 – Auditoria Financeira) e ações nacionais para uniformização e fomento ao desenvolvimento da Auditoria Financeira nos Tribunais de Contas Brasileiros.
Palestrantes:
Luiz Genédio (TC-DF)
Heitor Freitas (TCU)
12h
Intervalo
14h
Palestra: A atuação do Banco Mundial no fomento ao aprimoramento da qualidade informacional financeira no setor público.
Palestrante:
Leonardo Nascimento (World Bank)
14h30
Mesa de Debates: Institucionalização da Auditoria Financeira no âmbito dos Tribunais de Contas Brasileiros: experiências e soluções encontradas.
Mediador:
Antônio Carvalho (TCU)
Debatedores:
Adriana Passos Valença (TCE-RJ)
Marcelo Xavier (TCE-PE)
Juliana Bortoluzzi (TCE-RS)
15h45
Palestra: O papel do Controle Interno no processo de certificação das contas anuais: a experiência da CGU.
Palestrante:
Vinícius A. Santos Pereira (CGU)
17h
Encerramento
08 de julho
9h
Mesa de Debates: Auditoria Financeira x julgamento de contas de ordenadores de despesa: a experiência de Tribunais de Contas internacionais com função jurisdicional e contextualização no controle externo brasileiro.
Mediador:
Conselheiro Inaldo Paixão (TCE-BA)
Debatedores:
Juíza Conselheira Maria da Luz C. Faria (Tribunal de Contas de Portugal)
Conselheiro Donato Volkers (TCE-ES) Carlos Luis António (Diretor dos Serviços Técnicos do Tribunal de Contas de Angola)
10h30
Coffee Break
10h45
Palestra: Tecnologia, inovação e transformação digital na Auditoria Financeira.
Palestrante:
Marcelo Sousa (TCU)
12h
Intervalo
14h
Mesa de Debates Exposição das pesquisas / artigos apresentados como requisito das pós-graduações em Auditoria Financeira, concluídas recentemente.
Mediador:
Vitor Maciel (TCM-BA)
Debatedores:
Pedro Adolfo (TCU)
Lucas N. Magalhães (TCE-SC)
15h15
Palestra: Evolução da Contabilidade Pública Brasileira e seu Impacto nas Auditorias Financeiras dos Tribunais de Contas.