O Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes, participou nessa segunda-feira (21) da cerimônia de abertura da “I Conferência Diálogos com o Futuro”, evento que marcou o início das ações comemorativas aos 124 anos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).
“Estamos aqui celebrando os 124 anos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, uma instituição do século XIX, com uma história riquíssima e que será contada num livro brilhantemente organizado pela Conselheira Lilian Veloso. O TCE do Piauí tem muito orgulho do seu passado, vive o seu presente intensamente, e projeta o futuro procurando manter sua relevância e vitalidade”, destacou Edilberto Pontes.
Na oportunidade, o Presidente do IRB destacou que os Tribunais de Contas brasileiros estão cada vez mais engajados e alinhados com as modernas práticas de Controle Externo. “Os Tribunais estão atentos às novas tendências mundiais, preocupados com a efetividade das políticas públicas, e o TCE do Piauí encontra-se na vanguarda deste processo”.
A cerimônia de abertura do evento foi conduzida pelo Presidente do TCE-PI, Conselheiro Kennedy Barros, destacando que a Corte de Contas piauiense foi o primeiro Tribunal de Contas estadual do Brasil, sendo um órgão de vanguarda desde o final do século 19, sendo hoje um importante parceiro dos gestores públicos e da sociedade no controle dos recursos aplicados no Estado.
O dispositivo de honra contou com a participação do Governador em exercício do Estado do Piauí, Themístocles Filho; o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), Pedro Macêdo; o Deputado Estadual Gil Carlos; o Corregedor-Geral do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) e Vice-Presidente Executivo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselheiro Edilson de Sousa; e o Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e Coordenador do bloco brasileiro da Associação de Entidades Oficiais de Controle do Mercosul (ASUR), Conselheiro Marco Peixoto.