O que é o IEGM?

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM, indicador padrão da Rede Nacional de Indicadores Públicos – Rede Indicon, foi idealizado em 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e disponibilizado aos Tribunais de Contas pelo Instituto Rui Barbosa – IRB.

A finalidade do IEGM é reunir informações que possam servir de parâmetros para subsidiar as ações de controle externo, aperfeiçoar as ações governamentais, fornecer informações aos cidadãos sobre a gestão local, além de produzir estudos sobre políticas públicas.

Apresenta–se, portanto,  como um instrumento valioso que beneficia : órgãos de controle, governos municipais, sociedade e pesquisadores.

Como o IEGM Ajuda a Aprimorar a Gestão Municipal?

O IEGM reflete as principais responsabilidades da gestão municipal na repartição de competências dentro da Federação, cabendo-lhe satisfazer os interesses locais. Sob esse prisma, o IEGM é orientado à avaliação do esforço da gestão municipal para a provisão de políticas e serviços públicos sob sua competência e os efeitos resultantes das ações da administração sobre políticas públicas.

COMO O IEGM É DISPONIBILIZADO:

As informações prestadas pelo IEGM constituem um banco de dados com informações  municipais atualizadas, consolidadas e disponibilizadas de forma clara, objetiva e acessível no INFOSITE disponível clicando no link: