O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), coordenado nacionalmente pelo Comitê Técnico de Avaliação de Indicadores de Gestão Pública do Instituto Rui Barbosa (IRB), foi tema de destaque na edição de março da revista Municípios de São Paulo, publicada pela Associação Paulista de Municípios (APM).
A reportagem ressalta que o IEGM se consolidou como uma ferramenta estratégica para análise da efetividade das Políticas Públicas municipais, avaliando áreas como educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação. A iniciativa oferece um panorama preciso da gestão municipal, apoiando a tomada de decisões e contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo da administração pública.
O Comitê Técnico de Avaliação de Indicadores de Gestão Pública do IRB, responsável pela coordenação nacional do IEGM, é presidido pela Conselheira Cristiana de Castro Moraes, Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Sob sua liderança, o Comitê tem promovido o fortalecimento do uso de indicadores de desempenho como instrumento de controle e governança.
A matéria também destaca a plataforma digital que concentra os resultados das últimas edições do IEGM, desde 2017, disponível ao público e aos gestores interessados em conhecer e comparar os dados da efetividade da gestão municipal em todo o Brasil. A ferramenta amplia a transparência e facilita o uso das informações pelos diversos atores da sociedade.
Ao dar visibilidade ao IEGM, a revista da APM reconhece o protagonismo dos Tribunais de Contas e do Instituto Rui Barbosa com indutores de uma cultura de avaliação, planejamento e melhoria da gestão pública em benefício da sociedade.
Leia a revista clicando no link: https://apaulista.org.br/revista-municipios-de-sao-paulo-no-106/